Ligado à Videira.


Como Jesus descreveu alguém que estar ligado à videira?


1. Todo ramo que estar ligado a videira sabe seu papel. Jesus disse: “ Eu sou a videira verdadeira..”(V1) Nós precisamos entender que Jesus é a videira e nós somos apenas os ramos, ou seja, dEle vem todas coisas, de nós apenas flui.


2. Todo ramo que estar ligado a videira tem que permanecer.
Jesus disse: “todo ramo que, estando em mim...” (V2) Estar, significando ligado em, achar-se, manter-se, fazer parte de, envolver-se com, dedicar-se à, ou seja, fazer parte de um “corpo”. Você não estar nessa igreja por acaso. Você estar ligado à essa igreja através da videira.


3. Todo ramo que estar ligado a videira e que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Jesus disse “ ...e todo aquele que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.”(V2) Então o que é podar? Significa cortar, pôr limites a, tirar os excessos de, dar forma,ou seja, direcionar seu crescimento. Deus não quer que você cresça de qualquer maneira, existe excessos que precisam ser aparados, seus frutos precisam ser saudáveis e devem permanecer. Por isso a necessidade de ser podado. Dar fruto só acontece se estiver ligado a videira “Nenhuma árvore pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não poderão dar fruto, se não permanecerem em mim.”(V4).Quando você dá fruto o próprio Deus é glorificado em sua vida e somente assim serão conhecidos como discípulos de Jesus. “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.”(V8).



4. Todo ramo que estar ligado a videira e não dá fruto, será cortado.
Jesus disse: “ todo ramo que, estando em mim não dá fruto ele corta...” (V2) Jesus disse que Ele é a videira e que nós somos os ramos. Então quem irá nos cortar? O agricultor é o responsável pelo corte e nesse caso seremos cortados pelo próprio Deus(V1). O que acontecerá após o corte? Ele disse: “...Será como o ramo que é jogado fora e seca.Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados”(V6). Nós não podemos estar ligado a videira e não dar-mos frutos, caso isso ocorra o próprio Deus se encarregará de nós cortar. Sabe como será esse corte? Através da própria palavra de Deus (Hb 4:12)“ pois a palavra de Deus é viva e eficaz e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de separar(dividir) alma e espírito...”. Davi suplicou a Deus dizendo: (Salmos 51:11-12). “ Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu São Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.”Quantos de nós não estar como ramos cortados, não temos mais a alegria da Salvação, não tem mais prazer de estar na casa do Senhor, sem frutos pois os ramos secaram. Mas, ainda há esperança(Jó 14:7,9)“Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar e os seus renovos vingam, ainda assim, com o cheiro de água ele brotará e dará ramos como se fosse muda plantada”

Você precisa estar ligado ao corpo de cristo (videira)

Que Tipo de Fé Deus Espera de Nós?


Mateus 8.5-13

Introdução

Fé dos Homens – A qualidade da fé, com sentido de convicção religiosa, depende de seu objeto.

a) Fé imaginária criada pela mente humana, portanto inexistente, nada vale

b) Fé em algo existente, mas ineficaz porque são imagens e amuletos. Superstição

c) Positivismo – crê e pensar que pode realizar tudo que desejar

d) Teologia da prosperidade

O texto de Mateus irá nos levar á encontrar algumas diretrizes do tipo de fé que Deus espera de nós, uma fé capaz de surpreendê-lo a ponto de Jesus fazer a afirmação: “Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé”.

1) Reconhecer o Senhor Jesus é Deus, como Superior a tudo e a todos.

v. 6 - Centurião, comandante de uma centúria romana, a principio não era uma pessoa praticante de uma religião, e se utiliza da expressão senhor, que dentro do judaísmo, significa Adonai (É o título de superioridade utilizado para Deus na Bíblia Hebraica (ou Velho Testamento, segundo a terminologia cristã. Nenhum outro título aplicado a Deus é mais definitivo do que este.), Yavé (Deus de Israel).

Precisamos reconhecer o Deus soberano, o filho de Deus, no que ele é, fez e ensinou.

Colossenses 1 15-17 “porque nele foram criadas todas as coisa que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades (poder potência), tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

2) Fé Social

v. 6 Vivemos numa sociedade individualista, competindo, sem partilhar e pior não desejamos o mal, nem tão pouco bem do nosso próximo.

O centurião não faz um pedido em causa própria ou de um familiar (mulher, filho, etc).

Pede por seu estimado servo.

Necessitamos deixar de olhar somente em causa própria em nossas orações (oração egoísta) e incluirmos o meu próximo nelas também. Demonstrar amor, preocupação, zelo.

Ilustração: O gênio e a lâmpada

3) Reconhecer que somos Indignos – Ser Humildade

v. 8. O centurião nos dá mais uma lição. Mostra que somos indignos, não merecedores do amor, da graça de Deus. A citação “fé manifestada do centurião não encontrada em Israel, talvez por lhes faltarem fé, também é uma clara advertência, principalmente aqueles que presumem que têm posição de privilégio, e afirmam as suas esperanças no que chamam de direitos. Senhor não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mostram que sua fé está na bondade e poder do Senhor Jesus, e não nos seus próprios méritos ou direitos.

Sonda-me, ó Deus

É tempo de buscar o Senhor


Oséias 10:12
"Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia, lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar o Senhor, até que venha, e chova a justiça sobre vós."

É sempre tempo de buscar o Senhor. Quando você o busca, Ele virá e fará chover a justiça sobre sua vida. Em outras palavras, o avivamento virá e permanecerá.

1 Crônicas 22:19
"Disponde, pois, agora, o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor, vosso Deus; e levantai-vos e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca do concerto do Senhor e os utensílios sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor."

Deus nos ordenou a "edificar uma casa para Ele." Esta casa não é um prédio feito com tijolos nem madeira, mas sim um tabernáculo vivo feito de "pedras vivas." À medida que buscamos o Senhor, Ele nos ensina a edificar a nossa vida de acordo com o Seu padrão. Outra coisa, você precisa "dispor o seu coração" a buscar o Senhor. Em outras palavras, é uma atitude e uma decisão que você toma.

2 Crônicas 20:3-4
"Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscarem o Senhor."

Neste tempo de dificuldade e perigo, Josafá buscou no Senhor: sabedoria e direção. Deus respondeu seu pedido e o livrou do inimigo. Devido ao bom exemplo de liderança de Josafá, todo Israel buscou ao Senhor. Precisamos deste tipo de líderes nos dias de hoje.

Salmos 34:10
"Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."

Esta é uma grande promessa para todos os que buscam o Senhor. Não terão falta de nada.

Salmos 105:4
"Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.">/i> Nunca deixem de buscam ao Senhor!

Provérbios 28:5
"Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam o Senhor entendem tudo."
Aqueles que buscam ao Senhor compreendem coisas que outros não compreendem.

Amós 5:6
"Buscai o Senhor e vivei, para que não se lance na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague."

Jeremias 29:12-13
"Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."
Uma chave importante é buscar o Senhor de todo o seu coração. Algumas pessoas são casuais por demais quando se trata de buscar o Senhor. Uma pessoa busca a Deus ao:
1. Desejá-Lo.
2. Amá-Lo.
3. Adorá-Lo.
4. Examinar Sua palavra.
5. Jejuar.
6. Orar.
Isto é apenas um esboço de um estudo Bíblico. Tome-o, desenvolva-o em seu próprio estudo e experiência.

Dan Duke


Religião vs Evangelho.


A religião é obra do homem. O Evangelho nos foi dado por Deus.

A religião é o que o homem faz por Deus. O Evangelho é o que Deus tem feito pelo homem.

A religião é o homem em busca de Deus. O Evangelho é Deus buscando o homem.

A religião é o homem tentando subir a escada de sua própria justiça, na esperança de encontrar-se com Deus no último degrau. O Evangelho é Deus descendo a escada da encarnação de Jesus Cristo e encontrando-se conosco, na condição de pecadores, no primeiro degrau.

A religião é constituída de bons ponto-de-vista. O Evangelho de boas novas.

A religião traz bons conselhos. O Evangelho, uma gloriosa proclamação.

A religião toma o homem e o deixa como está. O Evangelho toma o homem como está e o transforma naquilo que ele deveria ser.

A religião termina como uma reforma exterior. O Evangelho termina com uma transformação interior.

A religião passa uma caiação. O Evangelho alveja.

A religião muitas vezes torna-se uma farsa. O Evangelho é sempre uma força, o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16).

Há muitas religiões, mas apenas um Evangelho.

A religião enfatiza o "fazer", enquanto o Evangelho enfatiza a condição de "ser".

A religião diz: "Faça o bem, continue a fazer o bem e eventualmente você se tornará bom". O Evangelho diz: "Primeiro, você nasce de novo, pela Graça de Deus. A conseqüência natural disso assim como o dia segue a noite, é que você fará o bem".

A religião coloca em destaque princípios e preceitos, códigos e credos. O Evangelho coloca em destaque uma pessoa: JESUS.

A religião diz: "Alcance". O Evangelho: "Obtenha".

A religião diz: "Tente" O Evangelho: "Receba".

A religião diz: "Esforce-se". O Evangelho: "Confie".

A religião diz: "Desenvolva-se a si mesmo". O Evangelho: "Negue-se a si mesmo".

A religião diz: "Salve-se". O Evangelho: "Entregue-se".

A religião diz: "Faça... faça isso, faça aquilo, e será salvo". O Evangelho afirma: "Já foi feito. Creia e será salvo".

A religião pretende manifestar a boa vontade do homem; o Evangelho é a boa nova do amor de Deus.

ICP

Eu não preciso de Jesus

Bem, não sei se foi sonho, visão, ou se foi fruto de minha imaginação. Mas que eu vi, vi. Vi um membro da igreja “O Céu Aqui e Agora” com uma Bíblia em suas mãos. Notei que o Livro Sagrado que ele carregava tinha volume muito reduzido. Chegando mais para perto dele, pude observar que a sua Bíblia não continha o Novo Testamento.


Fiquei muito curioso e resolvi abordar o portador do referido livro:

Moço! Sua bíblia está faltando a parte principal. A parte que fala da história de Cristo.

Fiquei pasmo e estático com o sermão que ele me pregou como resposta, o qual passo a relatar aqui na íntegra:



● Se em minha igreja, através de sacrifícios eu me relaciono diretamente com Deus, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho o “Manto Sagrado da Prosperidade” para tocar e, tal qual uma vara de condão adquirir tudo de “bom” que existe na terra, além de transformar o meu saldo bancário de devedor em credor, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho comigo o exército dos “Trezentos e dezoito”, que pelejam por mim, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho a “Escada do Sucesso” para escalar e alcançar os píncaros da prosperidade financeira, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho o “cajado de Moisés” para me fazer atravessar os “mares vermelhos” da vida, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho a “água do Rio Jordão” para curar sarnas, lepras, psoríases e outras dermatoses de origem demoníaca, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho o “Óleo do Jardim das Oliveiras” para curar as minhas cefaleias e depressões, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho a “Rosa Ungida” para me trazer a paz de espírito, então eu não preciso de Jesus.

●Se eu tenho a água do “Mar da Galileia” para usar como colírio, a fim de tirar a concupiscência dos olhos, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho semanalmente a “Sessão do Descarrego”, que me limpa de todo o pecado, então eu não preciso de Jesus.

● Se eu tenho, com uma simples contribuição monetária, o direito de participar da “Fogueira Santa de Israel” e receber instantaneamente tudo que almejar, então eu não preciso de Jesus.

●Se eu tenho, a qualquer hora, quem tire os meus “encostos” que atrapalham a minha vida familiar, então eu não preciso de Jesus.


Depois de expor o seu rosário de práticas, evidenciando a desnecessidade de recorrer a Cristo, o moço desapareceu subitamente de minha visão. Fiquei então a matutar com os meus botões.

Foi a partir desse encontro emblemático, que eu pude entender a razão pela qual, na visão daquele jovem, tudo tinha que ser pago: “é que ele realmente não conhecia ainda as ‘Boas Novas’ do Evangelho, onde tudo é de graça, por graça e pela graça”.


NOTA DO AUTOR: Qualquer semelhança com a realidade, não é mera coincidência, pois eu juro que tudo que ouvi do personagem inventado, é a mais pura verdade.

Ensaios & Prosas

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui