Essa igreja é minha!


Como estamos mais próximos da vinda de Jesus... Isso fica cada dia mais claro. Em algum tempo, alguns anos passados, a igreja se colocava como exclusiva dos "crentes" e ninguém que não seguisse ou andasse conforme seus costumes não era bem vindo ou não poderia frequentar, pois a igreja era de portas fechadas ainda que em sua estrutura física estivesse aberta. Donos de igreja, chefes de ministérios.

Podemos entender como seriam chamados nos dias de hoje esses líderes que não usavam como deveriam a igreja que em sua definição "Iglesia" era sair para fora e não se entende como pleonasmo vicioso essa expressão, já que, aqueles que estavam dentro da igreja, deveriam quando estivessem fora, pregar a palavra que ouviam e ensinando, fazer assim mais discípulos.


Mas era exatamente ao contrário a forma de se ver a igreja desses tempos antigos, pois, a acepção de pessoas era comum, mas felizmente ou infelizmente ficava restrito apenas a pessoa.
Nos dias de hoje, muita mudança aconteceu. A igreja amadureceu, começaram a exercer a função principal que é a de levar o evangelho a toda criatura, e assim tem sido feito há muitos anos.

A igreja cresceu, tomou forma e ficou muito conhecida. Ficou famosa.
Muitos líderes começaram a aparecer na mídia, cantores, pregadores, começaram a ficar famosos e o evangelho foi se difundido entre milhares e milhares de pessoas, chegando a nações que antes não tinham acesso.

O descontrole desse tal crescimento também é visível nos dias de hoje, já que muitos não suportaram tal crescimento que descambaram para outros caminhos, uns pela falta de fundamento da verdadeira palavra de Deus, outros pela ganância ou vaidade.
Mas isso não deveria acontecer com a igreja em seu contexto, ou seja, a vaidade e a ganância não poderiam chegar a igreja de Jesus Cristo e infelizmente alguns, posso dizer a minoria de uma grande maioria pensam que são donos da igreja.

"Essa igreja é minha" e aqui eu deixo entrar quem eu quiser. Aqui, só se divulga o que eu autorizar. Não queremos nada de outra igreja aqui.
Você certamente já ouviu ou viu alguem dizer essas coisas. Isso mostra o quanto de falta de unidade da igreja e nos faz perder muito no Reino de Deus. O que eu não posso admitir é que pessoas que pensam que um dia irão morar com Jesus, ainda fazem acepção de pessoas, e mais, fazem acepção de materiais evangelísticos e não permitem que os "seus membros" ou suas ovelhas tenham acesso a outro material ou outra informação que não seja aquela que se prega naquele lugar.

Não tenho medo disso, mesmo porque, alguns até proíbem os "seus" de verem outro canal de televisão e até mesmo outrasd pregações, como se tivesse total controle daqueles que eles consideram "seus". Isso sim, me entristece, em saber que a igreja de Atos, que deveria ser a de hoje, está longe...muito longe...
A igreja deveria voltar as origens, mas não as origens de um século atras, e sim de 200 séculos. Voltaram a ser donos da igreja.

Autoritários e hipócritas. Manipuladores. A ovelha conhece o pastor e tambpém conhece o "Bom Pastor". Só é enganado quem não conhecimento da Palavra da vida. Só é manipulado quem não conhece a sí próprio.
O pior de tudo é saber que, terão que dar conta de tudo e certamente acham que as respostas que eles darão satisfarão Aquele que fará a pergunta... Engano... Vivem enganados... São cegos que veem e não querem sair do seu trono, se é quem existe trono para eles, talvez um caixote que eles veem como trono.

Donos de igreja. Chego a me perguntar se quando, da volta de Jesus, esses tais, deixarão Jesus entrar ou simplesmente distribuir um folheto, e olha que esse folheto poderá ser direcionado a eles mesmos, os donos de igreja, e talvez quem sabe, pedindo de volta o direito de ser o Dono da Igreja, o que é de direito a JESUS.

Abram os seus olhos...Ou melhor, abram os seus corações para outras alternativas mas que não fujam do verdadeiro ensino, o ensino da Palavra da verdade. Ainda que os "seus" membros ou ovelhas tenham acesso a outras mídias, outros jornais ou outras revistas e até mesmo a outros programas de TV ou rádio, o vai ficar em seus corações é a Verdade, se é que ela, a verdade é pregada em sua igreja. Vocês, donos de igreja, tem que ser pastor e não manipulador.

Isso é feitiçaria. É pecado.
Jesus, é o único caminho, a verdade e a vida. Corram, fujam, dos donos de igreja. Procurem o verdadeiro Dono: Jesus! Deus os abençoe!


Otávio Guilherme

Quem faz parte da Igreja de CRISTO na opinião de Witness Lee?


Uma das principais características de uma seita é pressupor-se proprietária da verdade, normalmente um grupo sectário se considera como mais especial, perante DEUS, que os demais grupos e que somente serão salvos aqueles que forem arrolados como membros do referido grupo. Podemos perceber isso nos Testemunhas de Jeová que apresentam a Sociedade Torre de Vigia (grupo ao qual estão vinculados) como sendo o único grupo cristão válido na terra. Os cristãos evangélicos têm suas diferenças doutrinais, mas umas das suas características e ensinar que “placas não salvam”, ou seja, que não adianta estar vinculado a um determinado grupo para a salvação, pois esta somente é possível adquirir mediante a rendição e confissão que somente JESUS CRISTO é SENHOR e SALVADOR.

Atualmente muitos, em nome de uma unidade tênue, acreditam que a Igreja Local (mais conhecida pela sua editora a “Árvore da Vida”) seja apenas mais um grupo cristão evangélico. Seria isso verdade?

Bom para podermos ter certeza sobre tal questão nada melhor que consultar a literatura impressa pela própria editora. No seu livro “Os Evangelhos – Versão Restauração” lemos um comentário interessante a respeito do texto de Mateus 16.18. Vejamos o texto e o seu comentário na integra:

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18)

O Senhor começou a edificar a igreja no dia de Pentecostes (At 2:1-4, 41-42). Contudo, a profecia não se cumpriu até hoje, no século vinte. O Senhor não está edificando a Sua igreja na cristandade, que se compõe da Igreja Católica Romana apóstata e das denominações protestantes. Essa profecia está-se cumprindo por meio da restauração do Senhor, na qual a edificação da igreja verdadeira está sendo realizada”

Bom quem escreveu tal comentário? De acordo com as páginas iniciais do próprio livro foi o senhor Witness Lee que foi o fundador da Igreja Local, assim sendo, podemos entender que as idéias expostas em tal comentário não são espúrias ou provenientes de alguém sem autoridade no movimento. O livro foi impresso e editado pela editora pertencente ao grupo e o autor do comentário é o fundador do dito grupo. Mas, qual o problema no comentário?

Em primeiro lugar o autor afirma que o próprio Triuno DEUS não teve condições durante vinte (20) séculos de estruturar e manter a Sua igreja e que, por conseguinte os cristãos dos primeiros séculos (chamados de “igreja primitiva”) não compunham Igreja de DEUS e que tampouco os demais cristãos que se levantaram no decorrer dos séculos para proclamar o Evangelho fizeram parte dela (a saber, da Igreja). Homens como Agostinho, João Huss, Lutero, Calvino e diversos outros (na opinião de Witness Lee) não fizeram parte da Igreja. Será concebível pensar que DEUS teve que aguardar que transcorressem cerca de 2000 anos entre a morte e ressurreição de CRISTO e a implantação da Igreja?

Como então compreender o livro de Atos que inúmeras vezes narra a edificação da Igreja ou ainda o Apostolo Paulo que saúda as igrejas cristãs da época? Estariam eles errados? O fato é que eles sabiam que a Igreja já existia e florescia e que nada impediria seu crescimento e a sua continuidade. Algo que o senhor Witness Lee e a Editora Árvore da Vida desconhecem.

Além disso, o senhor Witness Lee é taxativo em afirmar que mesmo as denominações protestantes não fazem parte da Igreja. É fato que as placas não são a Igreja de CRISTO e sim as pessoas que se renderam aos Seus pés e o reconheceram como único e suficiente Senhor e Salvador, mas sabemos que dentro das denominações protestantes e evangélicas sempre houve inúmeras pessoas que se fazem parte da Igreja de CRISTO.

Mas se ele, o senhor Witness Lee, exclui a todos então quem faz parte?

Apesar de não afirmar literalmente, nesse texto, que a Igreja se restringe ao seu grupo ele define que a Igreja somente foi edificada a partir do século vinte, século em que o seu grupo (Igreja Loca/Árvore da Vida) iniciou suas atividades. Tal discurso é semelhante ao dos mórmons, dos adventistas e das testemunhas de Jeová, o que evidencia, ainda mais, o seu caráter sectário.

Percebam, ele exclui da Igreja todos os cristãos que viveram e morreram através dos séculos, de fato o que ele prega não é a salvação em JESUS, mas, em estar vinculado a um determinado grupo (o dele, é claro!).

Na próxima vez que você pensar em comprar algum material da Editora Árvore da Vida faça-se a seguinte pergunta: “Será que eu desejo cooperar financeiramente com um grupo que nega o poder de DEUS para a manutenção de Sua Igreja e que exclui da Igreja de CRISTO a comunidade cristã onde congrego?”

Notas de Rodapé

[1] Quarto comentário sobre o versículo 18 de Mateus 16, tal nota se encontra na pg. 96 do livro “Os Evangelhos – Versão Restauração”, publicado em 1999 (1ª edição em português) pela editora Árvore da Vida.

Victor Hugo Ramallo

TEOLOGIA DO COCÔ DE MOSQUITO


Certa vez eu ouvi de meu pai algo bastante interessante: as moscas fazem cocô nas lâmpadas. Sim, isto mesmo! Sabe estas lâmpadas elétricas redondinhas comuns que temos em casa? As moscas adoram aliviar seus ventres lá por alguma razão desconhecida à leiga pessoa que vos escreve. Esta é a razão, ele disse, da luminosidade da lâmpada ir ficando mais amarelada com o passar do tempo.
Eu sinceramente não sei se a informação que ouvi de meu pai é verdadeira ou se se trata apenas de alguma sabedoria popular equivocada, mas fato é que com o passar do tempo a luz de uma lâmpada realmente começa a ficar cada vez mais amarelada e, quando você a retira da boquilha (cujo nome predial correto é receptáculo), você consegue observar uma série de pontinhos de sujeira no entorno da lâmpada.

O engraçado é que o ciclo de vida de cada mosca comum é relativamente pequeno (cerca de oito dias), e mesmo assim sua influência é grande sobre a aparência externa da luz da lâmpada: mosca após mosca, cocô após cocô, a lâmpada vai se amarelando progressivamente. A certeza sobre a veracidade deste hábito das moscas não é necessário para a analogia que vou propor neste texto. Aliás, a dúvida é até benéfica neste caso.

Quando lemos o livro de Atos percebemos que o Evangelho irradiou clara e fortemente por todo o mundo antigo. A despeito de toda perseguição que os discípulos de Cristo sofreram por parte dos judeus e do Império Romano, o Evangelho brilhou! Sua mensagem continha algo que fazia as pessoas abandonarem todo o conforto que tinham, toda a tradição cultural e religiosa que defendiam, para viver sob o risco de não ver a luz do sol no dia seguinte. A luz brilhante do Evangelho foi tão forte que cegou o brilhante pensador Saulo de Tarso por alguns dias, e o fez posteriormente considerar tudo o que antes considerava valoroso como refugo (lixo)!

Mas atualmente a luz do Evangelho não brilha mais no mundo como brilhava antigamente. Escândalos e mais escândalos pulam feito pipoca na mídia semanalmente: desde os mais comuns como pedofilia, corrupção e desvio até casos mais absurdos, como de pastores contrabandeando armas para 1traficantes brasileiros.

O problema não está com o Evangelho, como muitos pensam. O problema está exatamente em nós e o que fazemos com ele. Nós, assim como as moscas, sujamos o Evangelho todos os dias com pequenos pontinhos, a ponto de, depois de algum tempo, sua luz não causar mais o mesmo efeito brilhante de outrora. A luz do Evangelho – que antes era irradiante, clara, bela e confrontadora – por causa dos seres humanos começa a ficar (aos olhos do mundo) amarelada, desagradável e fosca.

Será que os grandes avivamentos são os períodos em que Deus limpa a lâmpada do Evangelho, retirando as caquinhas que nós freqüentemente depositamos lá? Como este texto é uma analogia despretenciosa, pode ser. Todo momento de avivamento é precedido por uma forte limpeza da Igreja, onde inevitavelmente muitos a deixam. As igrejas clamam pelo avivamento do Brasil, mas clamam um avivamento que se identifica apenas por números. Um avivamento aos moldes capitalistas: resultados, metas, "prosperidade". A se levar em conta apenas o avivamento dos números, as coisas na África devem estar indo de vento em
poupa! Há apenas um século atrás menos de 10% da população africana se dizia cristã, hoje este total já alcança 50% da população do continente.

Que grande avivamento devemos ter lá, não!? Para acompanhar este avivamento africano é só abrir os jornais...O país pode estar do jeito que estiver: fome, desigualdade, corrupção... nada disso precisa mudar. Não importa se a luz da lâmpada esteja fosca com nossas bostinhas. Basta apenas ao mundo
“estar aos pés de Cristo”. Nada mais deve nos preocupar além de salvar a "alma" das pessoas, afinal viveremos mesmo é na Glória, não é?! A analogia da lâmpada é limitada, sim, a criei em poucos minutos e não me surpreenderia descobrir vários equívocos nela. Mas o importante é que reconheçamos que somos nós (eu e você)
aqueles que têm sujado a Lâmpada da Verdade. Neste ponto não há como atribuir culpa a Fulano ou Sicrano: todos nós somos responsáveis por tornar o Evangelho cada vez mais amarelo e sem relevância para a sociedade.

Que Deus nos ajude!

Por Eliel Vieira

UNGIDOS COM O ESPÍRITO SANTO


Hoje veremos o significado da unção do Senhor. Todos os sacerdotes de Deus no Antigo Testamento eram ungidos com o óleo da unção, e nós, hoje, no Novo Testamento, somos ungidos com o Espírito.

O salmo 133 fala sobre a unção que recebemos por fazer parte do Corpo de Cristo: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre" (vs. 1-3). Aleluia!

A unção é de suma importância para a bênção de Deus, e o ungido recebe do Senhor uma comissão muito especial. Esse salmo mostra que, quando Cristo, que é a Cabeça, foi ungido, o óleo precioso desceu por todo o Corpo. Aleluia!

Quando nosso Senhor Jesus foi batizado por João Batista e saiu das águas, veio uma voz do céu, diretamente do Pai, designando-O Filho de Deus. Além disso, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba. Essa é a unção do Espírito que comissionou o Senhor Jesus para fazer a vontade do Pai.

Por isso Ele é o Cristo de Deus. O nome Cristo significa o ungido, aquele que recebeu a unção, o comissionamento. Louvado seja o Senhor! Essa unção foi derramada sobre a cabeça do Senhor Jesus e também sobre todo o Seu corpo. Isso mostra que toda a igreja foi ungida. Quando Cristo foi ungido, nós também o fomos. O óleo do Espírito que ungiu o Senhor Jesus é o mesmo que nos ungiu. A unção também é a bênção que Deus ordenou sobre a igreja. Se quisermos essa bênção, devemos estar na comunhão do Corpo, encabeçados pelo Senhor Jesus. Amém!

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui