Homossexualismo, o que fazer?

   
De  Pastor  para  Pastor.

O que fazer com os homossexuais que integram nossos rebanhos

Houve tempo em que os pastores não se preocupavam muito com a questão gay. Poucas pessoas apresentavam esse tipo de comportamento.

E as que tinham tendências para a homossexualidade procuravam lutar contra ela mesmo que em silêncio. Os tempos mudaram.Os homossexuais começaram a se organizar em grupos de militância supostamente defendendo os direitos dos homossexuais, mas na verdade tentando provar e convencer toda a sociedade, inclusive a Igreja, que o homossexualismo é genético e ir reversível - o que cientificamente não tem respaldo nenhum. Toda esta movimentação em torno da homossexualidade não só transformou gays e lésbicas em pessoas mais ousadas como atraiu para esta prática muitas outras pessoas que de outra maneira, talvez, nunca se tornariam homossexuais.

O problema, como sempre, não ficou confinado ao mundo lá fora. Ele chegou aos nossos arraiais na pessoa de cada homossexual que foi se integrando nossas igrejas. Estes se dividem basicamente em dois grupos: os que passaram a amar a Jesus e buscaram libertação e os que só estão na igreja tentando a última alternativa ou até mesmo para atrair outros a si.Diante do problema, os pastores também se dividem. Existem aqueles que procuram ajudar sabendo lidar com o problema (poucos) ou mesmo sem o saber (a maioria). E existem aqueles que tentam ignorar o problema ou até maltratam os que lutam contra esta tendência, ora dizendo coisas que só prejudicam, ora expondo-os publicamente na igreja ao primeiro sinal de pecado.É fundamental que os queridos colegas de ministério procurem se informar melhor acerca do assunto. A questão, mais do que área de estudo das ciências do comportamento, passa pela teologia, ética, eclesiologia e missiologia.

 Por isso, pastores amigos, não podemos fechar os olhos frente à enorme demanda de gays e lésbicas por libertação e cura. Precisamos ler,estudar e comungar com aqueles que estão mais avançados na reflexão sobre este assunto e no tratamento dos que se envolveram em tal prática.Há poucos anos, quase não havia literatura evangélica sobre o assunto. Hoje, no entanto,várias editoras têm investido nesta área. Livros como O Movimento Homossexual (Ed.Betânia), A Operação do Erro (Ed. Cultura Cristã), Deixando o Homossexualismo (Ed.Mundo Cristão) e Os Fatos Sobre a Homossexualidade (Ed. Chamada da Meia-Noite) são excelentes fontes de consulta.

Cada um fala sobre uma faceta diferente da questão gay, portanto todos indispensáveis na biblioteca de um pastor.Outra coisa que pode e deve ser feita por nós pastores é tomar parte em seminários,conferências ou congressos a respeito do assunto. É muito importante fazer a escolha certa.Deve-se averiguar quem está promovendo o encontro, quais são os objetivos e qual é a visão dos organizadores a respeito da homossexualidade, da Bíblia, de Deus, etc. Pastores não têm desculpa para não participar. Mais cedo ou mais tarde vão se deparar com a necessidade das informações que ali serão passadas.

E não adianta querer apagar incêndio depois que o fogo se alastrar. É preciso se preparar.Se, em contra partida, você investiu tempo e oração para ajudar algum homossexual que desistiu no meio do caminho, não fique desanimado. Lembre-se que muitas pessoas já passaram por sua igreja e não ficaram. Este não é um fenômeno que atinge só homossexuais.
 
Da mesma maneira, muitos homossexuais perseverarão e serão transformados assim como o foram outras pessoas que são uma bênção em sua igreja.Como qualquer outro pecador - inclusive nós pastores - o homossexual pode ser perdoado e transformado pela graça de Deus. Se em sua igreja há algum gay ou lésbica, não duvide que Deus o colocou ali para receber o que precisa, mas também para ensinar-lhe muito sobre as lutas que precisam ser enfrentadas para vencer este pecado e como se alcança a vitória. No processo, ganham todos, menos satanás. E é nosso dever nos assegurarmos de que assim seja.Portanto, "sê forte e corajoso, porque tu farás a este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais." (Js. 1:6). Nenhum esforço é demais para se alcançar homens e mulheres para o Reino de Deus e salvá-los, arrebatando-os do fogo (Jd. 23).

Continue lutando e seja humilde para contar com a ajuda de quem possui mais experiência. O Senhor é contigo!


"Homossexualismo é um Homem ou uma Mulher por Determinação Genética e Homossexual por Preferência Aprendida ou Imposta." (Pr. Silas Malafaia)



Pr. Sergio Viula

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui