AS MARCAS DO EVANGELHO NA VIDA DO CRISTÃO


I. VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO

“Estamos vivendo dias, onde muitos se dizem cristãos, mas na verdade não conseguimos mais identificá-los, pois as marcas em suas vidas se apagaram, estes não brilham mais como Jesus disse “vos sois a luz do mundo”.

Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.

II. MARCAS DO EVANGELHO ENCONTRADAS NO CRENTE

1. Novo nascimento - 2. Caráter - 3. Santidade - 4. Esperança - 5. Serviço

i) NOVO NASCIMENTO – Jo 3.1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Romanos 8.16O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

ii)CARÁTER – O caráter, influenciado pelo temperamento e personalidade, é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que lhe determina a conduta – como a pessoa age.

Efésios 4.17E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;

22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;

iii)SANTIDADE – Romanos 12.2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

2 Coríntios 7.1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. Efésios 4.24E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

27 Não deis lugar ao diabo. 1 Pedro 1:15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santosem toda a vossa maneira de viver;

iv)ESPERANÇA – Romanos 5.5E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

12 :12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Jó 4.6 Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos?[ palavras de Elifaz o Tenamita ]

v)SERVIÇO SACRIFICIAL – Mateus 9:35E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Marcos 8:34E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Jó 4.3 Eis que ensinaste a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. [ palavras de Elifaz o Tenamita ]

2 Coríntios 11:28 Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

CONCLUINDO

E VOCÊ PODE DIZER, NESSE INSTANTE, QUE TEM AS MARCAS DO EVANGELHO DE CRISTO JESUS EM SUA VIDA?

Gálatas 6:17 Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do SENHOR JESUS.

I Coríntios 12. 1Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.


Pr. Elioenay de Figueiredo Matos

UM POVO REDIMIDO E SANTO


“Chamar-vos-ão Povo Santo, Remidos-Do-SENHOR;e tu, Sião, serás chamada Procurada, Cidade-Não-Deserta.” (Isaías 62:12) Ao considerar como o tema da santidade é desenvolvido na antiga aliança e cumprido na nova, é importante para nós definirmos santidade com mais precisão. Normalmente, nós associamos santidade à pureza de intenção e ação, e, tendo em vista os ensinamentos do nosso Salvador, estas coisas certamente são parte do que significa ser santo (Mc. 7:14-23).

No entanto, nós devemos notar que pureza moral é mais uma conseqüência da santidade do que a própria santidade. De acordo com sentido que esta palavra é usada nas Escrituras, santidade, no seu sentido mais fundamental, refere-se àquilo que está separado para o uso do Senhor. Objetos que são moralmente neutros em si mesmos, tais como vestimentas, podem ser santos porque são dedicados ao serviço do Senhor (Ex. 31:10).

Assim, a pureza moral inerente não é necessária para um objeto criado ser considerado santo, pelo menos quando nós estamos falando de objetos inanimados. Coisas criadas podem ser declaradas santas antes de serem realmente puras. A idéia de que algo não santo pode ser declarado santo é fundamental para o entendimento cristão desantificação (ou crescimento em santidade). Quando Deus chama pessoas para fora do mundanismo, Ele os distingue como santos (19:1-6). Ele os declara justos em Cristo e, assim, em resposta, eles são conduzidos pelo Espírito para verdadeiramente se tornarem santos ao longo do curso de suas vidas.

Sendo declarados puros, eles se esforçam para a pureza. A grande tragédia da antiga aliança – e mesmo na nova aliança, em certo grau – é que nem todos na igreja visível fazem jus à declaração que Deus pronunciou sobre seu povo. O povo de baixo da antiga aliança se esqueceu dos mandamentos de Deus, assim como as pessoas na igrejada nova aliança se esqueceram e assim caem em pecado. Para alguns, isto não é nada mais do que um lapso temporário e são restaurados pelo arrependimento (Sl. 51).

Com outros a amnésia é permanente, porque eles professam fé sem possuí-la e, assim, nunca verdadeiramente sabendo as implicações do que significa ser declarado santo. A nação de Israel, como a comunidade da antiga aliança, incluía muitos que nunca compreenderam adeclaração e o chamado de Deus à santidade (Rm. 9:6). Os profetas ansiavam pelo dia em que o Senhor iria intervir e pavimentar o caminho para Seu povo ser santo tanto nas palavras quanto nos atos.

Isto é o que oprofeta Isaias almejava, como registrado na passagem de hoje – o dia em que os “Redimidos do Senhor”seriam finalmente e perfeitamente aperfeiçoados em santidade.

Deus interveio dói mil anos atrás para limpar Seu povo e fazê-lo santo, primeiro em Sua declaração e então na prática habilitada pelo seu Espírito. É claro que ainda lutamos com o pecado enquanto esperamos que este obra seja completa. Não obstante, o chamado à santidade permanece e nós temos o Espírito trabalhando em nós para este fim. Estando em Cristo nós recebemos a vontade de nos conformarmos à Sua imagem como cidadão do Seu reino.

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui