Sacerdócio e Dom.

 A Escritura ensina que todos os crentes são sacerdotes! O livro de Apocalipse declara que fomos feitos “sacerdotes para Deus” pela morte e erramamento do sangue deCristo (Ap.1.6; 5.10). A primeira epistola de Pedro também anuncia: “Vós também,como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais e agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” 

A epistola aos hebreus exorta aos cristãos como um todo para que se aproximem de Deus dentro do véu, no lugar santíssimo – na presença de Deus (Hb.10.19-22; 13.15-16). Como sacerdotes,temos direito de “aproximarmos” da Sua presença. No lugar que nenhum filho de Arão podia entrar. Inclusive quando Arão, o Sumo Sacerdote de Israel, entrava umavez ao ano adentro do véu, não entrava com a liberdade como nos temos agora; no Dia da Expiação entrava com temor de morrer, porem, nós podemos entrar “eminteira certeza de fé.”. 

Nas diversas passagens da Escritura em que se trata da questão do sacerdócio, não há menção, nem sequer uma insinuação, de que só algunsdos santos são sacerdotes. Tampouco há nenhum outro lugar no Novo Testamentoonde se propõe tal conceito. Quando o Novo Testamento fala de sacerdócio, serefere ao ato que todos os crentes constituem tal sacerdócio.Portanto, a Escritura ensina que todos os cristãos são sacerdotes, e, portanto todostêm o mesmo privilegio de exercer este privilegio na presença de Deus, é evidenteque não há necessidade de designar nenhum clero aparte dos outros crentes para queexerçam estes privilégios em favor do resto. 

Nas reuniões para o culto e oração (nasquais os cristãos exercem seu sacerdócio), só temos que esperar no Espírito de Deuspara que Ele conduza as orações e louvores dos santos. Se O deixarmos dirigir aassembléia no posto que Lhe pertence, Ele conduzirá um irmão ali e outro irmão lá,para que expressem de maneira audível a adoração e o louvor como porta-vozes daassembléia.A Diferença Entre Sacerdócio e Dom É importante compreender a diferença entre sacerdócio e dom. São duas coisasdistintas. Um sacerdote vai a Deus em representação do povo, aquele que exerce seudom vai ao povo em representação de Deus.

Os dons são, particularmente, o que o Senhor dá, como Cabeça da igreja, aosdiversos membros de Seu corpo, para que possam desempenhar o posto que Deus lhestem dado no corpo. A Bíblia ensina que cada membro do corpo de Cristo recebeu umdom (1 Co.12.7; Ef.4.7; 1Pd.4.10; Rm.12.6-8).Entretanto, nem todos os membros do corpo de Cristo têm um dom para ministrar aPalavra. Alguns podem ter um dom facilmente reconhecível: como evangelistas,pastores ou mestres (Ef.4.4-16;.12.4-8; 1 Co.12.4-31); no caso de outros, podetratar-se de coisas menos definidas, como “exercer misericórdia” (Rm.12.8; 1 Co.12.28). Tanto ao se tratar de evangelismo ou de ajudas, uma coisa é certa: quetodos temos algo para fazer no corpo de Cristo. 

Os dons têm sido dados com o propósito de “aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos a unidade da fé e ao conhecimento doFilho de Deus, a varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo. Para quenão sejamos mais como meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento dedoutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que a cabeça,Cristo” (Ef.4.12-15) isto nos mostra que os dons são para o beneficio espiritual da Igreja.

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui