Cristianismo.

Você já meditou sobre o cristianismo? Em que estão fundadas suas bases? Quais as suas origens? Qual o seu verdadeiro significado? Será que ser um cristão é enquadrar-se no que
o sistema religioso tem estabelecido nos dias de hoje. Acompanhe em sua bíblia e tenha essas respostas.

Você sabia que a igreja de Cristo tem passado por graves crises?

1ª Crise: A variedade de igrejas, cada uma com suas próprias convicções têm deixado as pessoas perdidas. Hoje existem igrejas para todos os gostos, desde a que promete riquezas estupendas, até a que propõe acesso direto ao céu pelo seu intermédio.

2ª Crise: Há uma crise doutrinária, pois nos últimos 70 anos têm surgido práticas e crenças incomuns à igreja primitivas, jamais, feitas ou ensinadas por Jesus, e pelos apóstolos. 

* A bíblia sempre deixou claro que surgiriam falsas doutrinas

Hebreus 13:9 
“Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas...”.

3ª Crise: A pior crise e mais cruel é o abandono da palavra de Deus como ensino doutrinário, com a qual se formam crentes edificados sobre a rocha. O povo de Deus tem se limitado a ouvir os milagres de Jesus, ou que Deus abriu o mar vermelho ou que Davi derrotou Golias. 
A palavra que corrige e transforma a vida de um cristão o santificado e tornando-o apto à prática da justiça tem sido trocada por frias liturgias, ou mensagens motivacionais. 

* O povo de Deus, em sua maioria, ironicamente não suporta as verdades da bíblia. 

2° Timóteo 4:3-4 
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina...”, “... E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”.

Características do falso cristianismo

1º Teologia da prosperidade: Muitos têm apresentado um cristianismo com base em riquezas e numa busca incessante por bens materiais, através de práticas antibíblicas. Esses tais têm explorado o lado frágil-esperançoso de um povo que não conhece a Deus. Esses lugares incentivam o povo a desafiar Deus com sacrifícios financeiros, passando a idéia de um Deus mercenário, e voluntarioso a quem pagar mais. 

2 Pedro 2:1-3 
“Haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras...”, 
“Também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio”. 

1 Timóteo 6:9-11
“Os que querem ficar ricos caem em tentação...”, “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males”.

Mateus 6:33 
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

2º Um Deus impotente: Outros apresentam um cristianismo que transmite a imagem de um Deus impotente, nesses lugares a estrela principal é o diabo, o ser amedrontador, que sai de um, entra em outro, seta um e joga cascas de banana no caminho. Depois disso vêm orações incessantes contra feitiçarias, maldições, agouros, invejas. 
E o povo de Deus, coitado, Há 10, 20, 30 anos ou uma vida toda em correntes de libertação, cultos de “quebra de maldição”, Entre outros rituais. Transmitindo a falsa idéia que o cristianismo consiste nessas práticas inacabáveis.

1 Crônicas 29:11-12
“Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade...”, “Tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder”.

Hebreus 2:14 
“Para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo...”.

1 João 5:18
“Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”.

3° Legalismo religioso: Já outros têm apresentado um cristianismo baseado em regras humanas e proibições. Tais como, proibir as mulheres de cortar o cabelo, usar calça jeans, usar jóias, entre outras. No caso dos homens: não use bermudas, não jogue futebol, não use bigode... Nesses sistemas legalistas o perfeito cristão é aquela pessoa alienada e totalmente privada de uma vida social. Deus na mente deles está sempre esperando uma oportunidade de arrebentar e castrar seus filhos. Passam a idéia de um Deus desmancha prazeres que ameaça com o fogo do inferno.

* Mulheres usando jóias.
Gênesis 24:30

“Quando viu o pendente e as pulseiras nas mãos de sua irmã...”.
Salmo 32:9

“Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem”.
Mateus 23:4

“Atam fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los”.
Marcos 7:7

“Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens”.
Colossenses 2:16-23

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir...”, “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade”.

Bases do verdadeiro cristianismo

1 – O verdadeiro cristianismo tem que estar fundamentado em Jesus Cristo, o único autor e consumador de nossa salvação. 

1 Timóteo 2:5
“E um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo...”.

Atos 4:10-12
“Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

2 – O verdadeiro cristianismo tem de estar fundamentado no profundo conhecimento da palavra de Deus, sem espaço para lógicas humanas ou “achismos”. E fazer da bíblia sua única e exclusiva regra de fé. 
* A bíblia sempre exortou o conhecimento 

2 Pedro 3:18
“Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”.

2 Timóteo 3:16-17
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. 

* Conseqüências da falta de conhecimento

Oséias 4:6
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”.

*O Conhecimento de Deus tem que ser a prioridade na vida de um cristão.
Oséias 6:6

“Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos”.

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui