Corpus Christi



É uma data adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia
pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue.
O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus. Isto foi alterado do que vem escrito na Biblia.
Como se iniciou esta comemoração. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII.
A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do Cristo todo no pão consagrado.Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de contemplar as coisas

Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração.

Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais para verem a hóstia do que para participarem efectivamente da eucaristia.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, em 1209, começou a ter visões,
que retratavam um disco lunar dentro do qual havia uma parte escura. Isto foi interpretado como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia.
A Fête Dieu começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, Em 1247, aconteceu a 1. procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após da morte de Juliana em 1258, com 66 anos. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII.
Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.
Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
O Concílio de Trento 1545-1563
por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero,
dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia,
fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico cânon 944 mantém a obrigação de se manifestar o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia e onde for possível, haja procissão pelas vias públicas
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse. Este é o meu corpo, isto é o meu sangue, fazei isto em memória de mim.
Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1.vez na Quinta Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta feira após o domingo depois de Pentecostes.
É necessário portanto, que nós como corpo do Senhor Jesus, não venhamos a compartilhar destas consagrações
Neste caso, especifico, muitas cidades têm como tradições desenhar pelas ruas tapetes, retratando motivos religiosos.
A palavra de Deus nos aconselha a não participarmos de tais tradições, nem mesmo, admirá-las. E, na condição de amados de Jesus que somos, é sábio procurarmos viver um dia, de vigilância e consagração ao Senhor.

Mateus 26.41
Vigiai e orai

A graça e o favor de Deus sobre o povo de Deus

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui