Liçao 5 - Crescendo em conhecimento

O QUE É MORRER EM CRISTO?
Significa o estado do homem que permaneceu na fé em Jesus Cristo e morreu na condição de filho de Deus. “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap2.10). “Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós” (Jo 15.4-a). Morrer em Cristo pode significar, também, a morte para o pecado, para o mundo: “Estou crucificado em Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim”
(Gl 2.20).

COMO SERÁ A SEGUNDA VINDA DE JESUS?
Jesus prometeu voltar. Em várias ocasiões Ele afirmou que voltaria. Não mais para “buscar as ovelhas perdidas”, mas para buscar a Sua Igreja e derramar seus juízos sobre a Terra. Na primeira fase de Sua volta, Ele arrebatará o povo de Deus; na Segunda fase, sete anos depois, fará justiça sobre as nações ímpias e estabelecerá Seu reinado por mil anos (1 Ts 4.16-17; Ap 20-22). A primeira fase será secreta e só a Igreja sentirá seus efeitos. A segunda fase – conhecida como revelação – todos Overão.

QUAL A SITUAÇÃO DOS QUE MORREM SEM CRISTO?
É a pior possível, difícil até de ser imaginada ou descrita. Os que morrem sem Cristo vão diretamente para um lugar de TORMENTOS, e ali aguardarão a condenação eterna. Nesse lugar, não terão a mínima chance de recuperação ou de salvação. É a morte eterna, ou seja, a eterna separação do Criador.(Lc 16.22-23). Nesse lugar tenebroso permanecerão até que se completem os mil anos do reinado de Cristo. Após esse período, ressuscitarão para receberem a condenação e serem lançados“no lago que arde com fogo e enxofre, que é a Segunda Morte”. (Ap 20.5; 21.8; Jo3.18).

QUAL O SIGNIFICADO DE “NOVO NASCIMENTO”?
Novo nascimento, regeneração ou nascimento espiritual são termos semelhantes e
significam receber a VIDA ETERNA e a salvação em Cristo Jesus. “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”. (Jo 3.3). O NOVO NASCIMENTO é experimentado por aquele que se arrepende de seus pecados e os deixa, crê no Senhor Jesus, e O aceita como Senhor e Salvador. O homem nascido de Deus, nascido do Espírito é uma NOVA CRIATURA, uma nova pessoa que evita o pecado e está disposta a viver em obediência a Deus e conforme a Sua palavra. O Novo Nascimento é o maior milagre que Deus opera na vida do homem. “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo”. Novo Nascimento é sinônimo de libertação, de transformação. Significa sair das TREVAS e ir para a LUZ; sair do reino de Satanás e ir para o reino de Deus; deixar de ser apenas CRIATURA DE DEUS para ser FILHO DE DEUS.(2 Co 5.17; Rm 12.2; Ef 4.22-25; Cl 3.7-10; 1 Jo 3.9; 5.18).

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEIO DE ABRAÃO E PARAÍSO?
Os antigos hebreus denominavam “Seio de Abraão” o lugar para onde iam os justos, para “desfrutarem da companhia de Deus e dos patriarcas”. Na atual dispensação o termo é inadequado. Jesus disse ao ladrão na cruz: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). O apóstolo Paulo afirmou que gostaria de“partir e estar COM CRISTO” (Fp 1.23).

QUAL O SIGNIFICADO DE “SOIS SALVOS PELA GRAÇA MEDIANTE A FÉ?
Essa afirmação está em Efésios 2.8. Daremos o exemplo de um rio. Para que a água possa fluir de forma ordenada e consistente, é necessário que haja um leito, uma vala ou um canal. Esse caminho, leito, canal ou vala representam a nossa FÉ. A água é a GRAÇA de Deus. Não há rio sem leito. Sem fé, sem entrega incondicional, sem obediência a graça de Deus não encontra caminho para se derramar sobre nós. “Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam (Hb11.6)”.

Liçao 1 - Crescendo em conhecimento

Liçao 2 - Crescendo em conhecimento

Liçao 3 - Crescendo em conhecimento

Liçao 4 - Crescendo em conhecimento

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui