Liçao 7 - Crescendo em conhecimento

O QUE É PECADO?
Pecado é tudo que fazemos em desacordo com a vontade de Deus, contrário à Sua Palavra, em desobediência aos seus mandamentos. O pecado é um ato de rebeldia:“Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei” (1 Jo 3.4). Há duas palavras gregas , dentre outras, para definir pecado: “HARMATIA” (transgredir, pecar contra Deus, praticar o mal) e “ADIKIA” (iniquidade, maldade, injustiça).

O QUE É PECADO ORIGINAL?
É o pecado herdado da desobediência de Adão e Eva. O primeiro homem, como representante da raça humana, corrompeu toda a humanidade ao transgredir a lei de Deus. O Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. A mulher, dando ouvidos à serpente, comeu do fruto da árvore proibida e cometeu o primeiro pecado da humanidade. “Como semente gera semente da mesma espécie”, nós, sementes de Adão, herdamos a natureza pecaminosa. Assim, “por um só homem entrou o pecado
no mundo / pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Gn 2.16-17;3.1-6; Rm 3.23; 5.12). A esperança é que se “pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos”. (Rm 5.19).

DEUS CRIOU O PECADO?
Não. Deus é amor. Deus não é a fonte do mal. Acontece que Ele deu ao homem liberdade para decidir. Deu-lhe o livre-arbítrio. No Éden, Deus estabeleceu o princípio da obediência. A obediência é necessária para que o homem viva em comunhão com Seu Criador. Muitos hoje em dia dão ouvidos ao diabo e desprezam as palavras de advertência do Criador. O resultado é a morte eterna. (Gn 2.17; Rm6.23).

O QUE É REMISSÃO DE PECADOS?
Significa livramento da culpa do pecado. Remissão quer dizer perdão, redenção, quitação de uma dívida. Em certos contratos comerciais há um acordo chamado “cláusula de remissão”, onde se define o preço da remissão, a fim de que o bem hipotecado seja liberado. Uma vez pago o preço acertado, o bem hipotecado fica livre, sem ônus, sem impedimentos. O preço de nossa redenção, de nossa libertação, foi o sangue de Jesus: “Sem derramamento de sangue não há remissão”. (Hb 9.22). “O Cristo padecerá, e ao terceiro dia ressurgirá dentre os mortos, e em seu nome se
pregará o arrependimento e a REMISSÃO DOS PECADOS...”. (Lc 24.46-47). Sem arrependimento não há remissão dos pecados. Em Jesus “temos a redenção pelo seu
sangue, a saber, a remissão dos pecados”. (Cl 1.14).

POR QUE JESUS MORREU PARA NOS SALVAR?
A humanidade estava condenada porque pecou contra Deus, levando em conta a natureza de pecado herdada do primeiro casal Adão e Eva: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). Para restabelecer a comunhão de Deus com os homens, o Filho se fez carne, se fez homem, habitou entre nós. O Cordeiro de Deus – JESUS – deixou-se imolar na cruz. Com Seu sacrifício, satisfez a justiça de Deus. Na cruz, Ele pagou a nossa dívida, “riscou o escrito da dívida que havia contra nós... cravando-o na cruz”. (Cl 2.14). Ele fez a Sua parte. A nossa
parte é crer nEle, na Sua morte e ressurreição: “Quem nEle crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus”. (Jo 3.18).

QUANDO FICAMOS ZANGADOS ESTAMOS EM PECADO?
Não. Uma ira duradoura, com desdobramentos indesejáveis, pode ser considerada pecado: “Irai-vos, e não pequeis: não se ponha o sol sobre a vossa ira, e não deis lugar ao diabo”. (Ef 4.26-27). Se a raiva é prolongada, estaremos dando lugar ao inimigo. “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”. (Pv10.12).

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui