Sobre os Livros Apócrifos

Os chamados livros apócrifos foram acrescentados à Bíblia pela Igreja Católica em 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento (1545-1563). Trata-se do livro de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Barucque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel. Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não pode aceitá-los como Palavra de Deus:

1. Eles não atribuem a si inspiração divina;
2. Não foram considerados Palavra de Deus pelo povo judeu;
3. Não foram considerados como Escritura por Jesus nem pelos escritores do Novo Testamento;
4. Contêm ensinos incoerentes com o restante da Bíblia.
ERROS:
1. Judite e Tobias - contêm erros históricos, cronológicos e geográficos;
2. Sabedoria de Salomão - ensina a criação do mundo a partir de matéria preexistente (11.17);
3. Eclesiástico - ensina que esmolas traz em a expiação do pecado (3.30);
4. Baruc - diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4);
5. I Macabeus - contém erros históricos e geográficos;
6. II Macabeus - em 1538-39 o escritor pede desculpas pelos erros. Como poderiam ser livros inspirados se contêm erros e foram escritos em grego, uma vez que o Antigo Testamento está em hebraico e aramaico? Prova que estes livros foram escritos após o AT.
7. Judite - foi escrito em grego e situa a história na Babilônia de 626 a 668 a.C. Analise: “Mas, como poderia ser verdade, se neste momento nem há notícia da propagação dos gregos?”.


Examinais as Escrituras, porque vós julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Jo 5.39). Jesus ensinou a infalibilidade da Bíblia ao dizer: a Escritura não pode falhar (Jo 10.35). Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando (Dt 4.2). Eu, a todo aquele que ouve as palavras desta profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro (Ap 22.18-19).

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui