Seria Roma a Sede da Igreja Verdadeira?

Antes do questionamento sobre o assunto, é bom definirmos o que, em linhas gerais, significa a verdade. Estamos acostumados a ouvir que “cada um tem a sua verdade”. No direito é assim, quando o legislador ou o operador do direito aplica a teoria do contraditório. Isso porque ninguém é o absoluto dono da verdade. Ou ainda: ninguém pode, jamais, ser o dono da verdade absoluta.
Verdade significa o que é verdadeiro.Esta qualificação implica as de real e de imaginário, de realidade e de ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural como na filosofia. Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque diz que não se pode alcançar uma certeza sobre isso.
Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.
O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, qual o portador da verdade. Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o portador da verdade. Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Há ainda a distinção entre verdades relativas à posição de alguém e verdades absolutas.
O que é a verdade? Quantas vezes já acreditamos em coisas que mais tarde descobrimos serem bem diferentes daquilo que pensávamos? Quantas vezes a "ciência" nos provou por meio de estudos e experimentos "científicos" que certas coisas seriam improváveis e até impossíveis de acontecer e errou?
A verdade é que a verdade está em cada um de nós. Depende de nossas vivências, nosso conhecimento, experiência e bagagem. Cada pessoa possui sua própria verdade, e tudo aquilo em que uma pessoa acredita passa a ser a sua verdade. O que nós não podemos fazer é "parar" no tempo, nos fechar para outras possibilidades e idéias, pois o que hoje acreditamos ser o correto, pode ser provado amanhã o contrário. Na busca intelectual de fatos e verdades, devemos ser, em nós mesmos, honestos.
A Verdade é nossa amiga e nossa aliada. "O Homem permanece no recanto das trevas por medo que a luz da Verdade lhe faça ver coisas que desmoronariam as suas conjecturas.".
"Devemos ter ciência que a Verdade não é propriedade de ninguém, de nenhuma raça. Nenhum indivíduo pode reclamar sua exclusividade. A Verdade é a natureza simples de todos os seres..."
Naturalmente, se no contexto pessoal, cada um tem a sua verdade, imaginemos no amplo entendimento do conceito religioso desta ou daquela religião, ou mesmo de uma determinada Igreja. Embora, pretenda, qualquer segmento espiritual, colocar-se como o detentor da Verdade, podemos afirmar que essa verdade é relativa.
Então, a Igreja Católica Apostólica Romana não é a dona da Verdade. Roma não é a Sede da Igreja Verdadeira. Nenhuma organização humana pode se intitular portadora da Verdade Absoluta.. Equivoca-se, quem pensa que qulaquer organização religiosa, por mais poderosa que seja, possa representar a Verdade genuína, a única Verdade.

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui