Uma Falsa Comparação

Alguns apologistas católicos pintam as Igrejas protestantes como instáveis, dividindo-se, constantemente, em novas denominações, cheias de discordâncias a respeito de itens fundacionais. (Já ouvi de alguns que existem de 25.000 a 30.000 denominações protestantes.) Eles mostram o contraste com a ICR, a qual é retratada como sendo sólida e unificada. Dizem eles que quando as pessoas interpretam a Bíblia por si mesmas o resultado é o caos e a divisão, conforme se pode ver nas muitas denominações protestantes. Desse modo, concluem eles, o Protestantismo não funciona e por isso a interpretação da Bíblia deveria ser feita somente pela hierarquia católica . Em outras palavras, todos os protestantes deveriam se tornar católicos.

A aparência de unidade entre os católicos é mal conduzida. Na realidade, existem diferenças importantes em sua teologia e prática. Vou discutir apenas algumas delas, como exemplo. O livro mais recente de Malachi Martin (padre católico, teólogo e professor, residente no Vaticano e confessor do papa João XXIII), "Windswept House" (A Casa Em Desordem) trata de algumas outras diferenças. Embora seja uma novela, ele trata de assuntos da vida real.

Os protestantes que têm diferenças nas crenças e nas práticas identificam-se por nomes diferentes. Reconhecem publicamente suas diferenças. Contudo, os católicos que têm diferenças nas práticas e nas crenças, continuam se chamando pelo mesmo nome (católicos romanos), afirmando que o papa é o seu líder. Isso dá uma falsa impressão de unidade.

pesar de afirmarem verbalmente que o papa é o seu líder, existem padres e teólogos católicos que desafiam, publicamente, a autoridade do papa. Malachi Martin fala de alguns destes em seu livro "The Jesuits:The Society of Jesus and the Betrayal of the Roman Catholic Church" (Os Jesuítas: A Sociedade de Jesus e a Traição à Igreja Católica Romana) . Também existem as freira feministas que desafiam publicamente o papa.

Existem os católicos conservadores que desejam fazer as coisas à moda "antiga", isto é, conforme eram feitas antes do Vaticano II, inclusive que a missa seja rezada em Latim.

Um grupo ultra conservador conhecido como "True Cahtolic" (Católicos Verdadeiros) acredita que João Paulo II não é um papa legítimo, porque ele tem promovido a "heresia" (o que contraria a doutrina católica, a qual foi declarada "infalivelmente" pelos papas que o antecederam). Eles crêem que, em razão disso, a cadeira papal ficou vaga. E para sanar esta situação, elegeram um outro papa.

Há teólogos católicos que ensinam a Teologia da Libertação, a qual equipara a "salvação" com a revolução armada. Existem padres católicos guerrilheiros, que lutam ao lado das guerrilhas comunistas, batalhando pela revolução comunista . A primeira vez que ouvi a respeito deles foi de um amigo latino americano, o qual havia testemunhado ocularmente a destruição e a confusão causadas por eles.

'Como veremos, alguns padres e freiras católicos ensinam coisas totalmente contrárias à doutrina católica. Contudo ainda lhes permitem ensinar em nome da ICR, mantendo posições de influência e autoridade. Presenciei alguns destes, quando frequentei aulas de Educação religiosa num colégio católico, em meados dos anos 60. Desde então eles têm se espalhado mais e mais, enquanto os seus ensinos se tornam cada vez mais extremistas.

Mary Ann Collins

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui