CONFLITOS NA IGREJA


LIDANDO BIBLICAMENTE

COM OS CONFLITOS NA IGREJA

“Somos pecadores e estamos juntos” – eis uma justificativa que tenta explicar a existência de conflitos. Ao longo da história da igreja podemos perceber que os conflitos sempre existiram, por uma razão ou outra. A igreja primitiva também enfrentou situações conflitantes, como vemos no livro de Atos e nas cartas dos apóstolos.

Por que algumas igrejas sofrem longas e graves batalhas internas quando os problemas surgem? E por que outras igrejas encaram os problemas e resolvem sem conturbar a paz? E quando o conflito surge entre irmãos, como lidar com estas situações que podem trazer muitas feridas para os envolvidos?

Quando não há a solução bíblica para o conflito, a situação sempre trará mau testemunho para a igreja e para todos os envolvidos. Cristo orou para que os discípulos fossem unidos como forma de testemunho (João 17: 20-21). Por isso é necessário termos o discernimento bíblico que nos ajudará a lidar biblicamente com os conflitos na igreja.

O ideal de Deus para a igreja é apresentado em vários textos bíblicos, por exemplo I Co. 1:10 e Ef. 4:3. Mas como conciliar diferentes opiniões, personalidades, gostos pessoais e pontos de vista? Essa é a fechadura que tentaremos abrir através destes estudos bíblicos.

1 – JESUS CRISTO OROU PELA UNIÃO ENTRE OS SEUS DISCÍPULOS (João 17: 20-23)

O oração de Jesus Cristo antes da sua morte também incluiu este pedido. E nós devemos viver como fruto desta oração. A igreja deve sempre refletir a expectativa de Cristo e, por isso, somos muito responsáveis diante de Deus.

A unidade entre o Pai e o Filho é a base e o padrão para a unidade da igreja. Cristo orou para que seus discípulos fossem caracterizados pelo mesmo tipo de unidade, e isto inclui a igreja hoje. A natureza corrompida do homem ainda tenta mostrar sua força e os conflitos cedo ou tarde podem acontecer. No entanto, lidar honestamente com cada conflito exige de todos os envolvidos o reconhecimento de que Deus não espera desunião dentro do corpo de Cristo.

2 – A UNIDADE DA IGREJA SE ORIGINA NO CARÁTER DE DEUS

Apesar de Deus existir em três pessoas distintas – Pai, Filho e Espírito Santo – Ele é um só. Esta tri-unidade divina é a base para que a igreja viva também em unidade. Há um só Deus, que age por meio de todos os crentes verdadeiros (Ef. 4: 4-6), e Ele nos transmite através da Sua Palavra os meios para vivermos em união.

O caráter triúno de Deus é uma verdade que tem gerado muitas controvérsias, mas este ensino bíblico não deve ser desprezado. A igreja precisa entender que a Trindade é um forte exemplo de verdadeira unidade.

3 – A IGREJA É ILUSTRADA NA BÍBLIA COMO UMA UNIDADE COESAUM CORPO DO QUAL JESUS CRISTO É O CABEÇA

A igreja não é acéfala. O Corpo (igreja) tem o Cabeça, que é Cristo (Colossenses 1:18). A analogia é bem conhecida e nos dá clareza sobre o assunto – o corpo faz o que é ordenado pela cabeça. Deve haver total harmonia entre o corpo e a cabeça, senão surgem problemas.

De acordo com I Co. 12, o corpo é formado de muitas partes, mas todas sob a orientação do Espírito (vs. 11). Muitos conflitos na igreja podem surgir por causa do mau uso do dom espiritual concedido a cada cristão. Pessoas fora de lugar geralmente causam graves conflitos

Que possamos caminhar juntos aceitando a unidade como uma necessidade para o bom crescimento da igreja, em direção à maturidade espiritual.


livro Resolvendo Nossas Diferenças – Martin De Haan

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui