Maria era imaculada?


Toda heresia, de alguma forma, rebaixa a pessoa de Cristo, ou por rebaixá-lo de posição, ou por enaltecer uma criatura de Deus mais próxima ou tão igual a Jesus. Embora o catolicismo romano creia que Jesus seja Deus Todo-Poderoso, atribui a Maria alguns títulos usados nas Escrituras Sagradas apenas para Deus - Pai, Filho e Espírito Santo. Uma das heresias católicas que enaltece alguém diz respeito ao que postulam sobre Maria, o nosso grande exemplo de fé e intimidade com Jesus Cristo. Afirma a "Santa-Igreja":

“Deus escolheu gratuitamente Maria desde toda a eternidade para que fosse a Mãe de seu Filho: para cumprir tal missão, foi concebida imaculada. Isto significa que, pela graça de Deus e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Maria foi preservada do pecado original desde a sua concepção.” - Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, questão 96, página 45, Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2005.
A pergunta é: Onde a Bíblia ensina que Maria foi concebida imaculada para que pudesse ser a mãe do Filho de Deus?
Era mesmo e precisava ser imaculada?
Para a Igreja Católica Romana, nós podemos ser imaculados assim como Jesus, ou Deus. Usam a argumentação de que a mesma palavra para "imaculado" é usada tanto para Jesus quanto para os cristãos. Observe a comparação que fazem:
Tiago 1:27 - "A religião pura e sem mácula <283>, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado <784> do mundo."
1 Pedro 1:19 - "Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula <784>, o sangue de Cristo."
2 Pedro 3:14 - "Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula <784> e irrepreensíveis."
Hebreus 7:26 - "Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula <283>, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus."
Hebreus 13:4 - "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito <283> sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros."
As palavras gregas para "imaculado" são "amiántos"<784> e "áspilos" <283>. Esses números indicam, na Concordância Strong do Novo Testamento, as palavras com seus seguintes significados:
283 - 1) não manchado, não corrompido, puro, imaculado 1a) livre daquilo pelo qual a natureza de uma coisa é deformada e depreciada, ou a sua força e vigor é debilitada

784 - 1) limpo 2) metáf. 2a) livre de censura, impecável 2b) livre de vício, puro
Assim, a Igreja Católica afirma que ambas as palavras são usadas para Jesus e os cristãos, conforme os textos acima. Por isso, nos questionam seus representantes: Se podemos ser "áspilos" e "amiántos" (imaculados), por que Maria não poderia ser? Para respondermos a essa pergunta, precisamos entender que o Catolicismo Romano afirma que Maria nasceu preservada do pecado original desde a sua concepção, conforme o Catecismo Católico mencionado acima. Perguntamos a eles, então: É nesta mesma acepção que "áspilos" e "amiantos" ocorrem na Bíblia quando se referem aos cristãos, ou seja, os cristãos foram preservados do pecado original desde a concepção deles? A resposta é não! O único imaculado por natureza é Jesus. Todos os textos que falam de um cristão ser imaculado, "áspilos" ou "amiántos" referem-se a pessoas imperfeitas, que nasceram debaixo do pecado original, e tais textos não afirmam que os cristãos já são imaculados, mas que devem se empenhar a vir a ser. Isso só ocorrerá em sua plenitude na vida futura, por mais puros que possamos nos tornar nesta. Se a Bíblia diz que "todos pecaram" (Romanos 3:23), e nós estamos incluídos nessa afirmação, mas poderemos ser imaculados, então no nosso caso o ser imaculado não significa nascer sem pecado. Então, por que significaria no caso de Maria? Percebemos, assim, que a argumentação católica se desfaz. Mas como Jesus poderia nascer sem pecado, se Maria tivesse nascido com o pecado original? Bem, se não fosse a ação do Espírito Santo, Jesus não nasceria sem pecado de uma mulher com pecado. Mas, se para Jesus nascer sem pecado fosse necessário Maria nascer sem pecado, então a mãe, a avó, a bisavó, a trisavó, a tataravó (e etc) de Maria teriam que nascer sem pecado também, e essa genealogia acabaria chegando em Eva, o que não aconteceu. Mas Deus não poderia, através do Espírito Santo, predestinar Maria a não herdar o pecado de sua mãe, e nascer sem pecado, para que mais à frente pudesse dar à luz ao menino Jesus? Poderia, todavia a Bíblia diz que a concepção de Jesus se deu por Espírito Santo, e não a de Maria. (Mateus 1:20) Isso nos faz concluir biblicamente que Maria não precisa nascer imaculada para dar à luz a Jesus Cristo. Contrário ao dogma católica da "Imaculada Conceição", a Bíblia ensina que Maria foi ao templo fazer uma oferta pelo pecado, obedecendo ao que dizia em Levítico 12:1-8. Este relato se encontra em Lucas 2:22-24. Leia os dois e observe que não haveria motivo algum de Maria fazer tal oferta se ela não tivesse pecado:
"Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda. E, no oitavo dia, se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. Depois, ficará ela trinta e três dias a purificar-se do seu sangue; nenhuma coisa santa tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação. Mas, se tiver uma menina, será imunda duas semanas, como na sua menstruação; depois, ficará sessenta e seis dias a purificar-se do seu sangue. E, cumpridos os dias da sua purificação por filho ou filha, trará ao sacerdote um cordeiro de um ano, por holocausto, e um pombinho ou uma rola, por oferta pelo pecado, à porta da tenda da congregação; o sacerdote o oferecerá perante o SENHOR e, pela mulher, fará expiação; e ela será purificada do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina. Mas, se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado; assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa." -
Lucas 2:22-24 - "Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos."
Entretanto, o ensinamento oficial Católico Romano é que Maria mesmo nascendo sem pecado, participou de algumas das consequências do pecado adâmico e, por isso, morreu. Perguntamos aos católicos: Como Maria poderia sofrer as algumas consequências se ela não tinha pecado? Isso não seria uma injustiça de Deus? Além disso, os que defendem a imaculada conceição afirmam que a graça de Deus em Maria a redimiu antecipadamente, antes de ter nascido. Onde a Bíblia ensina isso? E como uma pessoa pode ser redimida antes mesmo de nascer?
Conclusão
A crença de que Maria foi concebida sem pecado não é bíblica. Seria inadimissível que Jesus morresse por todos aqueles que haveriam de ser salvos, menos pela mãe dEle, sendo que a própria Maria reconheceu Jesus como o Salvador dela. (Lucas 1:47). Crer nisso equivale a rebaixar Jesus, pois ele não seria o único a nascer sem pecado, mas dividiria a perfeição com outra pessoa. Equivaleria afirmar que Jesus, sendo o último Adão (1 Coríntios 15:45), Maria seria a última Eva, o que a Bíblia não ensina e a Igreja Católica já ousou ensinar. Desejamos que os católicos reflitam nessas heresias e que abandonem essa crença ensinada entre os católicos desde 8 de dezembro de 1854, quando o Papa Pio IX, depois de muitos séculos de disputa sobre esse assunto, declarou na Bula Ineffabilis Deus que
"Ë de Deus revelada a doutrina que sustenta que a bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, e dessa maneira deve ser onda firme e constantemente por todos os fiéis."
Perguntamos aos católicos: Se Deus não se tardou em proclamar na Bíblia Jesus como imaculado, por que teria demorado tantos séculos para confirmar Maria como Imaculada? Que Deus nos use para libertar os católicos de tão tremenda heresia!
Fernando Galli.

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui