Perfeito Amor


Todas as vezes que o Senhor usou a palavra traduzida por amor Ele empregou a mesma expressão, a mesma palavra. Foi assim, porque Jesus é Deus e não poderia ter outro sentimento, senão um divino sentimento. Já Platão, como filósofo grego de renome, enunciou sua visão de amor traduzida hoje por amor platônico e, pela sua investigação, chegou bem perto do que o Senhor tem como essência do Seu Ser, contudo não alcançou a perfeição.

O amor platônico é o amor perfeito e ágape em todas as suas considerações, sendo incondicional e sacrifical, porém por causa da imperfeição do homem, qualquer contato com o ser amado tornaria imperfeito esse amor, segundo Platão. Assim, amor platônico seria o amor perfeito, sentido com toda a intensidade que encerra, mas absolutamente distante, incomunicável e preservado da corrupção do homem. Mas Jesus, o Senhor, é Deus e sendo perfeito e perfeitamente isento da corrupção, comunicou ao homem o amor perfeito e verdadeiro.

Por isso, todas as vezes que o Senhor faz uso da palavra amar ou amor ela envolve proximidade e contato. Então, em adição ele nos recomenda, melhor, nos ordena o amar usando a mesma divina expressão. Dessa forma, pelo poder de Cristo, podemos amar como Ele ama, com verdadeiro sentimento e proximidade, ações, atitudes, etc. Contudo, Paulo escreve aos coríntios (I Cor 13) a mais bela descrição do caminho excelente, onde fica patente que o amor ali descrito é um profundo e verdadeiro sentimento que não pode ser substituído por proximidade, ações ou atitudes.

Platão contraria aqueles que por obras sociais e auxílios tentam exibir perfeito amor, porque reconhece que o homem é imperfeito. Ativistas contrariam Platão declarando que o amor não é um sentimento e que apenas obras e auxílios demonstram verdadeiro e divino amor. Jesus frustra a ambos quando em seu perfeito, verdadeiro e divino sentimento entrega-se ao mundo para salvá-lo da condenação em que se encontra. Amados, alegremo-nos, porque o Senhor nos ama com seu perfeito sentimento e ternura. Ele tem cuidado de nós.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,

para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3 : 16)

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos,bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus". (Mateus 5 : 44)

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui