Pastos verdes e Ovelhas doentes.

"Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?" Ezequiel 34:2,3

Os Pastores aqui estavam cuidando de si mesmos, e não cuidando das ovelhas. Como um Bom pastor Jesus nos adverte a sermos imitadores Dele. Quando o Senhor ordena pastores específicos para cuidar de Suas ovelhas e pasto, Ele espera que estes cuidem delas como Ele cuidaria pessoalmente. Pastores: as suas mãos são as mãos do bom Pastor, seja bom como Ele e bom! As suas palavras são as palavras do bom pastor, fale como Ele falaria, faca como Ele faria. E como Ele faria? Comeria ele a gordura, vestiria de lã, mataria o cevado e abandonaria a ovelha? Nunca!

Temos visto a preocupação exacerbada com objetos, aparelhagens, construções, conforto, entretenimento, programações e ate o mau uso da Palavra que e o alimento do pasto. E quantos mais têm estas coisas dentro da igreja, mais as ovelhas sofrem. Pastores que não se preocupa com o que esta acontecendo com suas ovelhas, estão tão preocupados com o pasto (Igreja Templo) e esquecem que as ovelhas estão doentes, não adianta o pasto estar verde e forte, se as ovelhas estão doentes e não podem comer. 

"A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam." Ezequiel 34:4,5 

Mais uma vez Deus nos faz repensar nosso conceito de “cuidado". Enquanto jogamos a nossa responsabilidade para Deus Ele simplesmente nos devolve ela. Ha Pastores que não vão atrás de ovelhas, sejam por orgulho ou negligencia. Cure as doentes, ligue as "desligadas... afastadas... distantes",ache as perdidas! Deus não fará o que Ele já te capacitou pra fazer! Ele atua em parceria conosco! Pastores não dominem sobre as ovelhas com rigor e dureza. Quando uma ovelha não se alimenta bem, e culpa do pasto ou do pastor? Não vou responder, Deus respondera. Quem cuida de quem? Se ovelha tivesse responsabilidade diante de Deus de cuidar do pastor cada uma teria um cajado, e seriam muitos lideres, ate demais.

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. Assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar." João 10:11,12,13,15,17

Pastor que não cuida da ovelha estabelece um mau exemplo para todo o rebanho.

"As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procurasse, ou as buscasse. Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues a rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas." Ez. 34:6,8

Já se foi o tempo em que culpávamos as pessoas que saiam da igreja afirmando que saíram porque eram rebeldes. Ovelha NAO foi feita para carregar peso! Ovelha não agüenta jugo, nem rigor e dureza! Elas fogem! Foi idéia de Deus. Deus fez a ovelha sensível mesmo, para ser tratada! Deus tem propósito nas suas carências de ovelha. Pastores: Deus já os fez mais sábios, experientes, com autoridade porem humildes, servos, dedicados as fragilidades das ovelhas. 

"Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto." Ez. 34: 10

Ovelha bem cuidada=pastor satisfeito. A sua satisfação TEM que ser a condição do rebanho. Se o rebanho não esta tão bem, você também não deveria estar. Trabalhe para isto: O bem da ovelha e o seu bem.



Lessandro F. Santos

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui