“O Conhecer a DEUS”


Texto Básico: Jó 42.5,6

Introdução:

“Sem Deus não somos nada”. Várias vezes ouvimos esta frase, saindo da boca de todo tipo de pessoas. Há verdade nesta frase, sem dúvida. Entretanto, existe um engano da parte das pessoas que professam essa frase. Será que todas as pessoas que dizem esta frase realmente conhecem o verdadeiro DEUS? Ou será que estão fazendo menção a um deus, que não é o verdadeiro DEUS? Como você entende essa frase? Você conhece o DEUS verdadeiro? Minha oração é que ao final desta mensagem, você tenha uma resposta sincera a estas questões e conheça o DEUS verdadeiro.

A Experiência de Jó:

O livro de Jó provavelmente é o livro mais antigo da Bíblia Sagrada. Nele é narrada a história de Jó, um homem integro e temente a DEUS, que foi alvo das investidas de Satanás e perdeu tudo o que tinha, até mesmo a saúde. Jó não sabia, mas sua vida estava sendo o palco de confronto entre Satanás e DEUS. Jó questionou a DEUS sobre o porquê de estar sofrendo, e através de um redemoinho, DEUS mostrou a Jó o quanto este era pequeno diante da sua presença. Ao final da experiência de Jó, ele declarou que antes só conhecia a DEUS de ouvir, mas a partir daquela experiência, ele viu o DEUS todo poderoso.

Os significados das palavras de Jó possuem uma profundidade bem maior do que aparenta ter. Jó queria mostrar que ele havia experimentado a viva presença de DEUS em sua essência interior, ele encontro DEUS como salvador, amigo e acima de tudo, DEUS.

O Verdadeiro DEUS:

Jó havia visto o verdadeiro DEUS, aquele que se denomina o “EU SOU”. Não “eu fui” ou “eu serei”: ELE é presente e imutável, sempre o “Grande EU SOU”. Quando contemplamos a grandeza de DEUS, podemos ver o quanto somos pequenos e insignificantes e dependente da graça de DEUS. Em Isaías 40.12-28, DEUS descreve a sua majestade:

A)A Poderosa Mente Criadora (Vv. 12-14): DEUS não precisa que ninguém o ensine algo. ELE tem poder para medir os céus e pesar a Terra com precisão. Como está escrito em Pv 3.19,20: “O SENHOR com sabedoria fundou a Terra, com inteligência estabeleceu o céu.Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalhos.”

B)A insignificância humana (Vv. 15,22-23): O mundo faz com que todos pareçamos anões; Deus faz com que o mundo pareça anão.” (J.I.Parcker). Aos olhos de DEUS, os homens são pequenos e fracos. O homem nada pode contra DEUS (Dn 4.35). DELE o homem não pode nada esconder dele (v.27), e diante de DEUS, o maior dos poderes bélicos não passam de palha (V.24). Assim nos diz a Palavra: “Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” (Tg 4.14).

C)A Força inigualável (Vv.25-28): Tal é o poder de DEUS, que ele chama cada estrela pelo seu nome. É um DEUS eterno, que não se cansa e ninguém pode esquadrinhar seu pensamento, sua sabedoria.

Por acaso, este é o DEUS que você conhece? Ou você só ouve sobre este DEUS? Existe, entretanto, mais que podemos entender sobre DEUS.

A Santidade de DEUS:

Lemos no Sl 93.5: “A santidade convém a tua casa, Ò SENHOR, para sempre.”. Deus possui um caráter TOTALMENTE santo. Neste ponto, DEUS é “solitário”: Não existe ninguém comparado a Santidade de DEUS. Citando Thomas Watson: “Deus não pode ter mais santidade porque é perfeitamente santo; e não pode ter menos santidade porque é imutavelmente santo.”. O Senhor questiona em Is 40.18: “A quem, pois, me comparareis para que lhe seja igual?”. O Sl 145.7 diz que ELE é Justo em todos seus caminhos.

Em todas as escrituras, DEUS demonstra sua santidade, e isto nos leva a pensar a sobre o a visão de DEUS sobre o pecado. Mas, este é o DEUS que você conhece? Ou seu deus se resume a imagens, tradições e superstições?

A Ira de DEUS ao pecado:

O profeta Habacuque escreveu sobre a visão de DEUS que “és tão puro de olhos, que não podes ver o mal” (1.13). O pecado, aos olhos de DEUS, é insuportável. Esdras 9.15 mostra que ninguém pode ficar na presença de DEUS com culpa, devido a sua justiça e sua total santidade. Jonh Bunyan escreveu sobre pecado: O pecado é um desafio à justiça de Deus, um roubo à sua misericórdia, um zombar de sua paciência, um desprezo ao seu poder e um desdém ao seu amor”.

E então, como isto influência você? Vamos a Rm 5.14: “A morte reinou desde Adão até Moises, mesmo sobre aqueles que não pecaram à transgressão de Adão.”, ou seja, você está incluído como servo do pecado. E veja isto, nosso pecados nos acusam diante de DEUS porque o padrão para o julgamento é a santidade de DEUS. Jonh Trapp faz uma interessante ilustração: Se as falhas do melhor dos homens fossem escritas em sua testa, isso faria com que ele puxasse o chapéu sobre os olhos”

Quando lemos Is 1.4-6, vemos o estado do homem diante de DEUS: doente pelo pecado. E isso o afasta de DEUS (Is 59.2,12) e lhe entesoura ira para o grande dia do juízo (Jo 3.36, Ap 6.15-17). E seu deus? Concorda com todas as ações e acha que tudo está certo? Ou tudo é relativo? Ou é um DEUS imutável, que tem um padrão moral elevado.

A Satisfação da Justiça de DEUS:

Como já consideramos, aos olhos de DEUS, o homem está doente pelo pecado. Entretanto, alguém tomou estas enfermidades, e este homem se chama o SENHOR JESUS CRISTO (Is 53.4). A Cruz é o local onde DEUS mostrou todo a sua justiça e toda a sua misericórdia. (1ª Pe 2.24, Hb 2.17). Dom Matzat escreveu que “A Cruz revela a profundidade de nossos pecados, não a altura de nosso valor diante de DEUS.”

Através da revelação de CRISTO, DEUS convida criaturas limitadas e pecadores para que invoquem o DEUS eterno e imutável, como seu DEUS. A questão da Salvação é ELE (Gl 3.13, Jo 1.12, Cl 2.14 e 15). O Seu DEUS é justo suficiente para não tolerar pecado e misericórdioso o suficiente para entregar seu único FILHO como pagamento para a redenção de pecadores?

Este é seu DEUS?

Jó expressou que ELE viu DEUS, e sua atitude reflete o que você deve fazer está noite: se arrependa. Este é o chamado que DEUS faz a você, através de Atos 3.19. D.L.Moody diz que o Arrependimento são as lagrimas dos olhos da fé. Reconcilie com DEUS, o verdadeiro DEUS (1ª Co 6.20,21). Deixe Baal e todos esse falsos deuses que o impendem de se chegar a DEUS, e clame pelo DEUS de Israel. Este é o nosso desafio! (1ª Rs 18.21-24).

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui