CONHECENDO A FIGUEIRA PELOS FRUTOS


1. A Figueira Estranha (Mt 13:26-27).

• Não foi semeada da boa semente (V27) (“...o Senhor não semeou boa semente?...”); Essa semente não tem origem celestial é semente da carne.
• Estar em terra boa (V27) (“...o Senhor não semeou boa semente em seu campo?...”); Estar sobre terra boa junto com outras figueiras, mas seus frutos são diferentes.
• Não dá bom fruto (V27) (“...Então, de onde veio o joio?...”); Seus frutos são: Imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.(Gl 5:19-21)
• Serão juntadas amarradas e queimadas (V30) (“... Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado...”). Os frutos dessa figueira são altamente tóxicos capazes de matar quem os comam. O próprio Deus já deu o veredicto a respeito do fruto dessa figueira.

2. A Figueira frondosa (Mt. 21:18—20 Mc.11:20-25)

• Foi semeada de boa semente (V19) (“...A semente é a palavra de Deus.” Lc 8:11)fala de origem, genealogia,DNA;
• Estava à beira do caminho (V19) (“As que caíram à beira do caminho são os que ouvem...” Lc 8:12 ) Fala de ouvir a palavra de Deus.
• São Grandes e Formosas mas só de longe(V19):(“vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela...”Mt. 21:19) Essas figueiras chamam a atenção por terem muitas folhas e vários ramos. As pessoas ao vê-la, ficam entusiasmadas pela formosura exterior, mas não tem conteúdo pois a palavra lhes foi tirada pelo diabo.(Lc 8:12“e então vem o diabo e tira a palavra do seu coração para que não creiam...”). Essa árvore perdeu a sua vida, pois não tem mais fé. Sua confiança está em si mesmo.
• Não tem fruto (V19):(“...mas nada encontrou a no ser folhas...”Mt. 21:19). Jesus foi até aquela figueira e não encontrou nada ao não ser folhas (vaidade). Devido a estar à beira do caminho e satanás ter tirado a palavra do seu coração, esse figueira ficou sem sustentação e não tem nada a oferecer.
• Será abatida perante todos (V19):(“...nunca mais dê frutos! Imediatamente a figueira secou...”Mt. 21:19). Devido ao orgulho de seus galhos, egoísmo por achar ter os maiores ramos, a auto-suficiência (não precisar fazer discípulos—fruto) fez que essa figueira se perder-se no caminho. (Pv 16:25“...Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte”). (Pv 29:23a“...as árvores altivas serão derrubadas, as altas serão lançadas por terra.” Is.10:33b, “O orgulho do homem o humilhará...”)
Porque o Senhor não cortou essa árvore?
Deus o abateu para que ele reconheça a sua dependência. Deus corta em primeiro lugar as árvores que dão frutos ruins. Mt 3:10 “ O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.” O Senhor espera que essa figueira dê frutos que mostrem arrependimento aí então o Senhor a exaltará. Pv. 29:3b.“...mas o de espírito humilde obtém honra”




3. A Velha Figueira (Lc. 13:6-9)

• Foi plantada com um grande propósito (V6):(“...Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha...” Essa figueira foi plantada em lugar muito diferente, ela estava no meio de uma plantação de uvas que seriam utilizadas para confecção de vinho. Em tudo há um propósito de Deus.
• Depois de plantada é acompanhada (V6):(“...foi procurar nela fruto...” Quando Deus planta uma figueira ela é acompanhada diariamente verificando como estar o investimento feito.(Hb. 4:13“E não há criatura alguma encoberta diante dele.Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar conta.”).
• Estava no mesmo lugar a vários anos, mas não frutificava(V7):(“...já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho...” O que aconteceu com essa figueira? A tanto tempo no mesmo lugar mais não frutificava? Essa figueira foi influenciada pelas uvas, não fala mais de Deus, já não tem mais prazer pela palavra, anda segundo os conselhos dos ímpios, já se detém nos caminhos dos pecadores e já se assenta a roda dos escarnecedores.
• Se não se arrepender e não der fruto será cortada(V8)
(“Corte-a! Por que deixa-la inutilizar a terra?”) Deus precisa da terra onde a figueira está plantada, o Reino de Deus não pára, no Reino as coisas não são estáticas, tudo tem vida e propósito. Mas Jesus disse: “Senhor, deixe-a por mais uma ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não corte-a”(V8-9). O Senhor está de dando mais um ano...

4. A Boa Figueira (Salmo. 1:1-6)

• É feliz (V1) mesmo sem ter o que comer, vestir, estando empregado ou não, tendo sapato ou não...
• Não segue, não imita e não se assenta (escarnecedores).
• Tem prazer na sua alimentação (Palavra)V2a
• Está sempre em alerta, meditando, ensinando V2b
• É plantada próximo aos Ribeiros (V3)É dependente...
• Dá fruto no tempo certo (V3b) Tem compromisso...
• Suas folhas não murcham (V3c) Sempre tem sombra para acolher um perdido.
• Tudo que está ligado a ela prospera (V3) A prosperidade está ligado a essa figueira, pois ele recebe direto do manancial celestial.
• O seu caminho é aprovado por Deus (V6) Deus olha do céu e diz: Vistes meu servo ele é aprovado por mim, eu posso contar com ele...

Se você não tem sido uma Boa Figueira no Reino de Deus, hoje o Senhor está te convidando-o a frutificar.

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui