RASGAR O CORAÇÃO E NÃO AS VESTES.


“Porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração” (I Samuel 16:7).

1 - RASGANDO AS VESTES
A pratica de rasgar as vestes, é muito antiga, já era praticada no Antigo Testamento. Quando alguém agia desta forma, era a tentativa em público de mostrar a sua tristeza, arrependimento, indignação.Na verdade era uma encenação para causar espanto e chamar a atenção de todos para a sua vida, na tentativa de mostrar que era extremamente piedoso, e espiritual.O que o profeta Joel nos alerta, é que não adianta rasgar as vestes, pois tudo isso pode não passar de uma encenação teatral religiosa que não leva a nada diante de Deus.


O povo no Antigo Testamento rasgava suas vestes puramente como um ritual sem fundamento espiritual, por tradição, talvez por costume, porque todos faziam. Era a vida de aparências, era a tentativa de passar uma espiritualidade que não existia.O profeta Joel chama o povo a um arrependimento genuíno, verdadeiro, que vem de dentro, vem de um coração contrito. A palavra usada pelo profeta é voltar-se. É como se as pessoas estivessem na marcha ré da vida espiritual, e são chamadas a parar e voltar a caminhar em direção ao Senhor.É o mesmo sentido da palavra Metanoia, onde o sentido é que alguém caminhava no seu estilo de vida próprio, ou que aprendeu, e de repente mudou de direção.
2- RASGANDO OS CORAÇÕES O texto de Lucas nos mostra que a religiosidade dos fariseus era só de aparências. Eles apresentavam uma extrema santidade diante das pessoas, especialmente em publico, mas por dentro eram maus, orgulhosos, cobiçosos. Sempre inclinados a condenar e julgar as pessoas. O termo fariseu que no inicio era usado para descrever um grupo político-religioso, acabou adquirindo o significado de hipocrisia ou falsidade. Os fariseus também gostavam de rasgar suas vestes em publico para se parecerem mais santos diante dos olhos do povo, suas orações eram altas para que todos pudessem ouvir e pensar: “ Olha aquele homem, como ele é santo ! “ Queridos ! - o perdão de Deus está no exemplo do publicano, que rasga o seu coração, desnuda a sua alma, revela todo o seu pecado, e cheio de sinceridade clama ao Senhor por misericórdia.

Filhos ! Deus vê a sinceridade de corações rasgados. Ele está pronto a perdoar, desde que o nosso arrependimento seja genuíno, Deus não tolera a falsidade, a vida de aparências. Não tente ser aquilo que você não é, seja sincero para que o Senhor derrame o seu poder em sua vida. Rasguemos nossos corações e não as nossas vestes hoje, em sinal de arrependimento diante do nosso Deus. O Senhor chama por todos:No texto de Joel, nem as crianças que mamam e os noivos ficam de fora, todos devem rasgar seus corações perante o senhor, para receberem suas bênçãos!!!

Samuel Couto

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui