Regenerados e Irregenerados.


Concordemos ou não, a humanidade divide-se em partes irreconciliáveis, em virtude da natureza, da ética, dos propósitos e dos objetivos de cada uma: regenerados e irregenerados.
Regenerado, aquele que foi transformado pelo Espírito Santo por meio da renovação completa da mente para que esta se conforme à mente de Deus.


Embora a nova criatura participe da pecaminosidade genérica, esteja sujeito ao pecado e freqüentemente peque, não se escraviza ao pecado, não se deixa vencer por ele; não porque seja mais forte que os demais, nem porque se protege por meio de forças internas naturais ou místicas ou por intermédio de potências externas protetoras( íconesindividuais ou “mantes” cósmicos), mas porque Deus, por sua infinita e misericordiosa graça escolheu-o, chamou-o, justificou-o, regenerou-o, salvou-o em Cristo Jesus e o transformou em servo, em propriedade peculiar, em cidadão de dupla cidadania, a terrestre e a celeste, sendo que a celeste predomina sobre a terrestre e a domina.


O servo de Deus, do Senhor dos céus e da terra, não é dono de si mesmo nem proprietário do que produz: ele, o que é, e o que tem pertencem ao seu Senhor; portanto, verdadeiro servo de Cristo, por Cristo e para Cristo. Voltado para o Pai eterno, naturalmente se volta para os irmãos, que lhe são afins e idênticos. Como filho-servo, o crente não somente serve ao Criador e Senhor como também o obedece e se deixa dirigir por sua Palavra, as Escrituras Sagradas, sua “única regra de fé e norma de conduta”, e pelo Espírito Santo que nele habita, não lhe permitindo o domínio da carne.


Irregenerado, aquele que não se vincula ao Deus das Escrituras, revelado em Cristo Jesus, e, portanto, não se submete à sua Palavra, não incorpora, na plenitude e essencialidade, a ética bíblica, a genuína moralidade cristã: Amor, justiça, fidelidade, honestidade, dignidade e honra. Seu padrão comportamental é o mundo e, por falta de controle externo e interno, seus atos sujeitam-se, dominantemente, às condições ambientais, sociais e psicológicas. Ele pensa e age conforme determinam os meios culturais e os impulsos, muitas vezes incontroláveis, de seu coração.


Não atua no irregenerado o Espírito Santo e, em decorrência, ele carece de seus frutos, mas se inclina para as obras da carne: “Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias”( Gl 5. 19-21). Quer um exemplo de regenerado? –Apostolo Paulo. Um, de irregenerado?– Imperador Nero. Na Cruz do Calvário confrontam-se os representantes de cada parcela da raça humana: O ladrão arrependido, regenerado; o ladrão não-arrependido, irregenerado; ambos, anteriormente na mesma situação: perdidos.

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui