Se o Senhor não edificar a casa

A casa é o espaço de comunicação, comunhão, convivência e afetividade de seus membros. Atualmente, com todos os recursos humanos, tecnológicos, científicos, relacionais e os meios de comunicação, a família, que tem no lar o seu ponto de referência, vive momentos dramáticos e desintegradores.

O ser humano anseia por encontrar um lugar de refúgio, de convivência e de paz. Tomar esse espaço parece, a cada dia, estar mais distante das possibilidades da família.

O atual modo de vida dificulta a presença e a comunicação entre os que vivem sob o teto da família. A pressão econômica e social gera sobrecarga de trabalho e responsabilidade acrescentada a seus componentes, destacando-se, em especial, a mulher. É necessário refletir e avaliar esse "estilo de vida".

Temos sido chamados/as a reavaliar a situação em que nos encontramos, visando a alcançar a restauração do espaço famíliar. Há muitos caminhos e meios oferecidos hoje que levam a essa reintegração. Todos são de grande importância, todavia queremos destacar o que diz a Palavra de Deus: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Salmo 127:1).

Tem faltado uma presença sustentadora, fortalecedora, renovadora e reintegradora de Deus nos lares. Cristo, como o centro de reconciliação da vida e reintegrador da comunhão com o Pai, com o próximo, e da pessoa consigo mesma, nos oferece a graça e o poder para a revitalização da família. A Palavra de Deus coloca a presença divina como fundamental na vida famíliar, dinamizando a espiritualidade pessoal e interpessoal, proporcionando condições para a convivência por meio da graça, do amor, da tolerância, do acolhimento e do perdão.

Não bastam bens, pertences e valores na vida de algumas famílias. É necessária a presença transformadora do Cristo, Aquele que tudo transformou nas Bodas de Caná da Galiléia. Mesmo que a maioria das famílias esteja sofrendo sob o jugo da falta de recursos, de trabalho, de bens fundamentais, de justiça e de paz, a presença Dele pode dar o suporte para a comunhão e a convivência no lar, pois o Senhor está edificando a casa e a Sua presença faz possível a superação de múltiplos obstáculos presentes na vida.


Nelson Luiz Campos Leite

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui