Só existe um Deus.

“... sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus. Pois, mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra (como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores”), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.”.I Cor 8:4-6.
 
Podemos fazer uso de coisas consagradas a ídolos? Lembro-me que certa vez duas irmãs da igreja estavam conversando e uma disse à outra para jogar fora uma planta chamada espada de são Jorge porque é planta consagrada a ídolo. A dona da planta, preocupada foi perguntar ao Pastor. Veja qual foi a resposta dele: Em primeiro lugar, só existe um Deus. Segundo, ídolos são coisas inventadas por satanás para enganar os crentes ou aqueles que estão procurando Deus. Terceiro, satanás não tem direito de que qualquer coisa criada por Deus seja consagrada a ele, e foi Deus quem criou todas as coisas, e ponto final. Essa resposta é uma interpretação acertada da afirmação contida no texto “ sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus”.Logo, não se pode consagrar nada a ídolo, somente a Deus. A resposta à pergunta inicial está no ensino de Paulo em I Coríntios 8 de que não existem coisas consagradas a ídolos porque eles não existem.

Paulo inicia o capítulo 8 de I Coríntios falando de sabedoria. Ele diz nos versos 1 e 2 que “o conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica ” e “quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria ”. Isso é para preparar o leitor  para o problema que ele começa a tratar. Se você entendeu o ensino do parágrafo anterior, de repente você pode sair por aí “ chutando a santa, comendo galinha assada e farofa de despachos, ou quebrando estatuas de Buda”, considerando que essas coisas não têm valor nem como ídolos porque ídolos não existem. Olha o respeito e as conseqüências desastrosas que atitude assim pode acarretar.

É aqui que entra o ensino de Paulo sobre sabedoria. Essa sabedoria a que ele se refere é o ensinamento recebido da Palavra através do Espírito Santo para que saibamos discernir qual deve ser a atitude de crente, a atitude de membros do Reino de Deus. Essa sabedoria ou conhecimento dado pelo Espírito Santo é desprovida de orgulho, mas plena de amor. Logo, o primeiro aspecto da atitude de crente em relação a coisas ditas consagradas ou sacrificadas a ídolos é de demonstração de amor por aqueles que prepararão essas coisas, pois o fazem por desconhecerem a verdade. Se conhecessem a verdade, não fariam essas coisas, pois Jesus Cristo diz que “ ao conhecer a verdade, a verdade nos liberta” João 8:32, -“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”,João 14:6.

O segundo aspecto é de respeito; isto significa também amor, pois quando agimos desrespeitosamente demonstramos o orgulho do conhecimento que temos e ferimos as emoções das pessoas que praticam ou que acreditam nessas coisas. O resultado é péssimo porque somos julgados como maus, ganhamos alguns inimigos, manchamos a imagem de Cristo que está em nós e perdemos a oportunidade de levá-los a conhecer a verdade. O terceiro aspecto é de entender que as pessoas crêem e fazem essas coisa porque estão à procura de Deus e acreditam que estão no caminho certo e, assim,devemos estar abertos, preparados e disponíveis para ensinar a verdade a respeito de Deus para que alcancem a salvação. Devemos orar para que o Espirito Santo nos prepare para sermos sábios quando nos defrontarmos com situações que envolvam crenças consideradas idólatras e adotemos atitudes de crente que venham a edificar os que crêem nessas coisas, aos invés de se irritarem conosco e até nos amaldiçoar. Se comer ou beber escandaliza alguém, é melhor que não coma e nem beba, diz Paulo.



Rev. Alcenir Oliveira

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui