És Tu Realmente Salvo?

Querido amigo,
Por favor, ouve ao Senhor enquanto ele adverte a ti e a mim concernente à possibilidade de estarmos enganados quanto à nossa salvação. Estas advertências [de Deus] são dirigidas àqueles que somente "professam" [alegam publicamente, com os lábios,] fé em Cristo, mas que nunca foram genuinamente convertidos. Nunca verdadeiramente nasceram de novo.


Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:21)

Nota: nem todo aquele que invoca o Senhor, nem todo aquele que ora "a oração do pecador" [repetindo as palavras de um evangelista], nem todo aquele que pede o perdão de Deus, tem realmente nascido de novo. Nota também que o verdadeiro fruto da salvação é fazer a vontade de Deus. Tu não fazes a vontade de Deus para que sejas salvo mas farás a vontade de Deus se és verdadeiramente salvo. O apóstolo Paulo disse: "Senhor, que queres que eu faça?" (Atos 9:6), indicando sua vontade de fazer a vontade de Deus. Obediência a Deus é uma evidência da salvação.



Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:10)

Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. (2 Coríntios 13:5)

Tu dizes: "Mas eu creio no Senhor, eu creio em Cristo!" Mas as escrituras dizem: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem." (Tiago2:19). [Observa uma multidão "crendo" em Cristo em João 8:30: "Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele". Agora, vai um pouco mais abaixo do capítulo e encontrarás o Senhor dizendo a esta mesma multidão: "Vós tendes por pai ao Diabo..." (João 8:44)]. Não é apenas crer, é crer para a salvação da alma. [isto é, é crer o verdadeiro tipo de crença, aquele tipo de crença que é para a salvação da alma] "... mas daqueles que crêem para a conservação da alma." (Hebreus 10:39).



Além disso, Jesus mostrou que a pessoa não pode crer verdadeiramente até que se arrependa. "... nem depois vos arrependestes para o crer." (Mateus 21:32). Jesus disse aos fariseus, concernente à pregação de João o Batista, que eles não se arrependeriam e, conseqüentemente, não creriam em Sua palavra. Talvez tu estejas tentando crer sem te arrependeres!


Há 3 coisas que são absolutamente necessárias antes que alguém possa ser salvo:


1. Primeiramente, cada pecador tem que estar sob a convicção do Espírito Santo. Isto quer dizer que ele tem que ser convencido e convicto de sua pecaminosidade diante de Deus. "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." (João 16:8). Tens tu experimentado a [real] convicção do Espírito Santo, Deus  te convencendo e te dando convicção do teu pecado, do teu orgulho e rebelião? Se não, então tu não és salvo!!!


2. Em segundo lugar, a pessoa tem que  ter um coração arrependido para que possa ser salva. "... se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." (Lucas 13:5). Arrependimento é confessares tua pecaminosidade [vendo-a como totalmente terrível, indesculpável, e te fazendo merecedor do inferno], é sentires [inexcedível] remorso e dor por reconheceres teu pecado, é deixares de andar para longe de Deus e em direção ao pecado e passares a andar para longe do pecado e em direção a Deus. Quando Adão pecou no jardim, tudo que ele fez foi comer um pedaço de fruta. Pensa nisto... indo para o inferno por comer um pedaço de fruta! Mas isto foi pecado, desobediência e rebelião! O que foi este terrível pecado? Foi vontade própria... Adão fazendo o que queria fazer em vez do que Deus o ordenou fazer. Arrependimento é deixares de viver na direção de fazeres o que desejas [em teu coração] e passares a viver na direção de fazeres o desejo de Deus. Lembras-te de nosso primeiro versículo sobre fazer a "vontade de Deus" como um fruto da salvação? [Mat 7:21] Estás ferventemente procurando fazer a vontade de Deus em todas as coisas?

Em terceiro lugar, a pessoa tem que ter fé absoluta em Cristo, e somente em Cristo . Sim, um homem é salvo pela graça através da fé! Mas ele não é salvo pela fé morta, ou pela fé que o leve a se desculpar por sua contínua desobediência a Deus. Ele é salvo pela fé obediente, pela fé que transforma e muda a vida, fé vitoriosa... fé em Cristo! A verdadeira fé é a fé no trabalho que Cristo terminou no Calvário [e na Sua Ressurreição] ... é crer que Ele morreu por ti e  que somente o Seu sangue é capaz de prover o perdão dos [teus] pecados. Não é fé mais obras, fé mais uma vida de bondade, fé mais a lei, fé mais a igreja. É fé em Cristo e fé somente em Cristo! Mas este tipo de fé somente pode vir como conseqüência da convicção do Espírito Santo e do arrependimento abandonando o pecado. Juntamente com o apóstolo Paulo:"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé..." (2 Coríntios 13:5). A verdadeira fé te levará a amar e a obedecer a Palavra de Deus.



Pr. Doug Sehorne

0 comentários:

Busca

Curiosidades.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

Você Crê em Jesus? clique aqui